Pandemia e o ganho de peso! Como tem se sentido em relação ao seu corpo?

Você engordou na pandemia? Como está se sentindo em relação ao seu corpo?

A pandemia de Covid-19 teve um peso literalmente significativo na vida de muitos brasileiros, e seus reflexos foram sentidos não apenas na economia e nos hospitais, mas também na balança de muita gente. Uma pesquisa brasileira divulgada pela Folha de SP, avaliou as respostas de pouco mais de 14 mil brasileiros e mostrou que cerca de 20% das pessoas tiveram algum acréscimo de peso durante a pandemia. Um percentual um tanto quanto significativo se pensarmos no tamanho do Brasil.

Pensando em trazer informação de qualidade relacionada à saúde, hoje vamos mostrar quais são as principais causas desse ganho de peso durante a pandemia, quais os riscos à saúde e como retomar uma rotina saudável e equilibrada de maneira leve e sem cobranças.

Se você ganhou peso na pandemia e não está se sentindo bem consigo mesma, a leitura de hoje é mais que obrigatória.

Pandemia vai além da Covid-19

Um ponto importante de ser colocado sobre a pandemia, é que ela vai além da Covid-19. Além dos riscos que o novo coronavírus traz para o aparelho respiratório, é cada vez maior o seu impacto sobre a saúde das pessoas de diferentes maneiras.

Como pesquisas têm mostrado, o impacto da pandemia se dá também sobre a saúde mental e principalmente física das pessoas, visto que há um grande número de indivíduos estressados, ansiosos, depressivos e sedentários.

O resultado disso tudo é um adoecimento da população como um todo.

Fechamentos contribuíram para o sedentarismo e ganho de peso

Profissionais da saúde apontam os fechamentos – lockdown – como um dos principais causadores desse aumento do sedentarismo.

Embora essa seja uma medida efetiva para restringir a circulação do vírus, sem acesso a parques e ambientes esportivos, muita gente deixou de se exercitar e adotaram um estilo de vida mais sedentário deixando de lado seus objetivos saudáveis por conta dessas idas e vindas.

A própria OMS – Organização Mundial da Saúde já alerta para a possibilidade de uma epidemia de sedentarismo para o período pós-pandemia.

“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e bem-estar, pode adicionar anos à vida e vida aos anos, além de prevenir uma série de complicações em caso de infecção pelo Sars-cov-2” disse o diretor-geral da OMS – Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Cada movimento conta, especialmente agora, que gerenciamos as restrições da pandemia. Devemos todos nos mover diariamente de forma segura e criativa”.

Home office é aliado do sedentarismo

Embora seja visto como uma forma funcional de evitar a disseminação do vírus, infelizmente temos no home office mais um aliado para o sedentarismo, uma vez, quando a pessoa trabalha em casa, a probabilidade de sair e praticar exercícios é muito pequena.

Quando uma pessoa passa a trabalhar em casa, ao invés de acordar mais cedo para realizar algum tipo de atividade física, ela prefere dormir um pouco mais.

Outro fator que induz ao ganho de peso durante o home office, é não fazer pausas e recorrer aos aplicativos de comidas.

Com a cultura do home office ainda pouco difundida no Brasil, muitas empresas cobram metas irreais de seus colaboradores, o que os leva a jornadas longas e exaustivas e consequentemente insalubres.

Assim, ao invés de pausas para hidratação e lanches intermediários saudáveis durante o dia, muita gente acaba trabalhando horas a fio e apela para opções alimentares pouco saudáveis, afetando ao mesmo tempo, corpo e mente.

Impactos diretos e negativos na saúde

Todo esse abre e fecha, mudança de rotina e cobrança no ambiente de trabalho acaba gerando ansiedade, estresse e desencadeiam sedentarismo, maus hábitos alimentares e o consumo de alimentos de maneira compulsiva.

Tudo isso faz com que a pessoa ganhe peso e acabe negligenciando os cuidados com sua própria saúde.

Embora em um primeiro momento os impactos se dêem apenas sobre o peso, em um futuro próximo, essa condição pode evoluir para uma série de problemas de saúde, dentre os quais podemos elencar:

  • Problemas cardiovasculares: hipertensão arterial, AVC e infartos;
  • Resistência à insulina;
  • Diabetes tipo 2;
  • Gordura no fígado;
  • Depressão;
  • Câncer.

Prevenção: 4 passos para voltar à rotina de maneira saudável

Algo que merece destaque é que voltar à rotina de maneira saudável é a melhor forma de prevenir problemas futuros de saúde e até mesmo a própria Covid-19.

Diferente do que muita gente pensa, não é preciso utilizar pílulas e comprimidos para recuperar a saúde.

Pensando em ajudar na prevenção de problemas de saúde futuros e atuais, vamos mostrar 4 passos que você pode colocar em prática para deixar o sedentarismo de lado, recuperar sua saúde física e mental e de quebra perder os quilinhos que você ganhou na pandemia. Vamos conferir?

1° passo: programação e organização

O primeiro passo para “encontrar” um tempo no meio desse turbilhão, é a autoprogramação  e organização da rotina, priorizando a própria saúde.

O ideal é programar seus dias ou semanas com horários pré-definidos para exercitar corpo e mente, pausas para almoço e lanches intermediários e principalmente manter uma escala para começar e parar de trabalhar.

Você pode programar toda sua semana durante o final de semana, inclusive indo ao supermercado e comprando alimentos saudáveis para serem consumidos ao longo dos dias. Isso proporciona saúde e economia ao mesmo tempo.

E aqui, vale um adendo: SE priorizar é fundamental. Sempre cuide de você!

2º passo: exercite o corpo e mente

O segundo passo está diretamente ligado ao primeiro passo. Inclua em sua rotina um tempo para cuidar do corpo e da mente.

Isso é algo muito particular e individual de cada pessoa. Enquanto uns preferem se exercitar pela manhã, outros acham que o final da tarde é o momento ideal para isso.

Independentemente de qual for sua preferência, é importante ter horários definidos para cuidados físicos e mentais.

No que diz respeito à saúde física, pratique alongamentos e faça algum exercício que te tire da zona de conforto e que, ao mesmo tempo, seja prazeroso. Você pode caminhar, correr, pedalar ou subir as escadas do seu prédio. O importante é gastar um pouco de calorias.

Já pensando em saúde mental, as melhores atividades são yoga, meditação e exercícios de respiração. 15 minutos diários já são suficientes para controlar o estresse e ansiedade.

Atividades físicas e mentais de maneira regular são fundamentais para prevenção e controle de doenças cardíacas, diabetes, câncer, assim como para reduzir sintomas de depressão, ansiedade, além de evitar o declínio cognitivo.

3° passo: se alimente de maneira saudável

Tão importante quanto se programar e se movimentar é nutrir o organismo de maneira adequada.

Realizar trocas inteligentes é fundamental quando falamos em perder peso e recuperar a saúde ou mantê-la em dia.

Doces repletos de açúcar podem ser trocados por frutas da estação; os pedidos de aplicativo devem dar lugar à comida de verdade, que pode ter sido preparada de maneira prévia durante seu planejamento e aqui temos um lembrete muito importante: não deixe a hidratação de lado.

Um organismo bem nutrido e hidratado se reflete em corpo, mente e sistema imune mais funcionais.

4º passo: conte com ajuda profissional

Embora os passos anteriores sejam relativamente simples de serem colocados em prática, contar com auxílio profissional nesse momento também é importante.

Buscar ajuda de profissionais da saúde como médicos, psicólogos, nutricionistas e realizar exames de rotina é fundamental, principalmente em tempos de pandemia.

E isso você encontra na Clínica Vive La Vie.

Com um corpo clínico especializado e humanizado, protocolos sanitários rígidos e atendimento por telemedicina, já ajudamos muitos pacientes a recuperar e manter a saúde em tempos de pandemia.

Se você ganhou peso durante a pandemia ou não está se sentindo bem consigo mesmo, saiba que nós podemos te ajudar.

Agende o seu horário e permita que nossos profissionais te ajudem.

Na Clínica Vive La Vie, a saúde e o bem-estar dos pacientes estão sempre em primeiro lugar.