massa-muscular-envelhecimento

Você sabia que, entre diversos fatores responsáveis por promover um envelhecimento saudável, os músculos são considerados um dos mais importantes? Segundo as principais pesquisas e estudos sobre o tema, a massa muscular em idosos garante uma vida mais ativa e saudável.

+ Dietas restritivas e tentativas frustradas no emagrecimento

Ao longo da vida, nossos corpos passam por diversas transformações, e com o envelhecimento, uma das mudanças mais notáveis ​​é a perda gradual de massa e força muscular.

Esse processo, é conhecido como sarcopenia. Pode trazer diversos desafios para a saúde e qualidade de vida, como fraqueza, quedas, osteoporose e até mesmo a dependência de outras pessoas para realizar atividades básicas.

Em contrapartida, manter uma quantidade de massa muscular adequada na terceira idade garante inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. É o que afirmam diversos cientistas e pesquisadores do assunto.

Um estudo publicado por pesquisadores das universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e de São Paulo (USP) na revista Frontiers in Neuroscience apontou que exercícios que promovem o ganho de massa muscular é capaz de prevenir ou atrasar o surgimento dos sintomas do Alzheimer.

Já uma pesquisa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e publicada no British Journal of Sports Medicine, mostrou que a musculação e o ganho de massa muscular são apontados como os pilares para um envelhecimento saudável e uma vida longeva.

+ Os principais hormônios naturais ligados ao bom funcionamento do organismo

Como reduzir a mortalidade geral?

Conforme os pesquisadores norte-americanos, os treinos de fortalecimento muscular podem ser a chave para reduzir o risco de morte por diversas causas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares.

O estudo, que acompanhou um grande grupo de idosos por um longo período, constatou que aqueles que praticavam musculação regularmente apresentaram uma diminuição de 10 a 20% na mortalidade geral.

Essa redução se tornou ainda mais significativa (cerca de 40%) para quem combinava musculação com exercícios aeróbicos.

Entre outros benefícios, a massa muscular contribui para a manutenção da força e da funcionalidade dos idosos, auxiliando na realização de atividades diárias, como levantar-se de uma cadeira, subir escadas e carregar compras. Isso reduz o risco de quedas e lesões, tão comuns nessa fase da vida.

Além disso, a massa muscular está diretamente relacionada à saúde óssea. A prática regular de exercícios resistidos, como a musculação, estimula a formação óssea e ajuda a prevenir a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas.

Outro benefício é o aumento da taxa metabólica. A massa muscular consome mais energia do que a gordura, o que significa que pessoas com mais músculos tendem a queimar mais calorias em repouso, contribuindo para o controle do peso e a prevenção da obesidade.

Manter uma quantidade satisfatória de massa muscular na terceira idade também está relacionado à melhoria da saúde mental e emocional, além de promover uma melhor qualidade do sono e uma maior independência funcional.

Como aumentar a massa muscular na terceira idade

Apesar de se tornar um processo mais difícil com o passar dos anos, ganhar massa muscular na terceira idade é fundamental para manter a saúde, a funcionalidade e qualidade de vida. Veja a seguir dicas para conseguir alcançar esse objetivo:

• Pratique resistidos, como a musculação;
  • Mantenha uma alimentação adequada, rica em proteínas;
  • Busque orientação médica sobre suplementação;
  • Descanse adequadamente;
  • Mantenha-se hidratado(a);
  • Tenha persistência e paciência com os resultados.

+ Recupere o tempo perdido e emagreça com os cuidados do time da Vive La Vie!

Clínica Vive La Vie, a sua melhor escolha!

Cuide da sua saúde e do seu bem-estar: a Clínica Vive La Vie é referência em emagrecimento e longevidade, além de outras diversas especialidades que incluem serviços de endocrinologia, nutrologia, nutrição, performance esportiva, ginecologia, cirurgia plástica e muito mais.

Nossa missão é promover, ampliar e ressignificar o conceito de saúde na prática do dia a dia. Com espaço acolhedor, moderno e com localização privilegiada em São Paulo, a Clínica Vive La Vie é a escolha certa para você aproveitar e viver o melhor da vida!

+ Emagrecer é mais do que estética: Trata-se de saúde!

Entre em contato hoje mesmo e agende sua consulta na Clínica Vive La Vie: acesse nosso site para saber mais sobre nossas especialidades, endereços, corpo clínico e outras informações.