Quando se fala em bem-estar, é muito comum que a maioria das pessoas pensem apenas em saúde corporal e mental, contudo, tanto para alcançar quanto para manter um estado de plenitude do ponto de vista físico e psicológico é preciso também dar atenção aos seus hormônios naturais.

Embora o cuidado com o corpo seja importante, muita gente só se lembra dos hormônios quando algo aparenta não estar certo.

Existem alguns exemplos clássicos de desregulação hormonal.

Há quem passe a se alimentar de maneira adequada e regrada e pratique atividades físicas, mas não consegue emagrecer. Da mesma forma que existem pessoas que fazem meditação, higiene do sono, usam suplementos e apresentam dificuldades para dormir.

Além do exemplo clássico da pessoa que treina, se alimenta direito, dorme bem, mas não consegue ganhar massa muscular.

Em cada uma dessas exemplificações, os hormônios naturais estão presentes.

Se você já passou ou tem passado por alguma das situações que acabamos de mostrar ou conhece alguém que sofre com esse tipo de cenário, aqui vai um aviso importante: talvez seja hora de conferir como estão os seus hormônios.

No artigo de hoje vamos te mostrar a importância dos hormônios naturais e quais possuem relação direta com o bom funcionamento do seu organismo. Não deixe de conferir!

Entendendo a importância dos hormônios naturais na saúde e bem-estar

Responsáveis pela qualidade do sono, funcionamento do sistema reprodutor, preparação do corpo para situações de estresse, metabolizar os nutrientes provenientes dos alimentos, influenciar seu humor e comportamento, além de promover uma série de alterações físicas visíveis e tocantes que vão desde o crescimento, até a perda ou ganho de peso por exemplo.

Os hormônios naturais são substâncias químicas produzidas por glândulas que caem diretamente na corrente sanguínea. Eles percorrem todo o corpo até encontrarem células-alvo, seus locais de ação. Assim, por meio de receptores, essas substâncias se ligam a essas células e passam a exercer suas funções.

Falando de maneira simplória, é possível afirmar que o hormônio é uma chave, enquanto as células possuem uma série de fechaduras espalhadas por toda sua superfície.

No momento em que a ligação acontece, uma série de ações no metabolismo celular passa a acontecer. Todas as ações reguladoras que se iniciam a partir da ação dos hormônios naturais ocorrem de maneira natural e silenciosa.

Dessa forma, elas só se tornam realmente perceptíveis no caso de algum tipo de disfunção.

A gente só consegue notar a ação dos hormônios quando as glândulas sofrem a ação de alguma doença ou agente invasor e, assim, passam a produzir as substâncias em maior ou menor quantidade.

A importância dos hormônios é tamanha que estados de excesso ou deficiência podem levar um indivíduo à morte.

É por isso que, durante checkups anuais, é importante saber quais são os níveis dos seus hormônios naturais.

Os principais hormônios naturais ligados ao bom funcionamento do organismo 

O corpo humano é responsável pela produção de mais de 50 hormônios naturais, cada um com funções específicas e importantes.

Contudo, existem alguns que possuem importância acentuada no ponto de vista do bem-estar físico e mental. São eles:

  • Cortisol;
  • Insulina, grelina e leptina;
  • GH;
  • Melatonina;
  • Hormônios tireodianos;
  • Hormônios sexuais.

Vamos falar um pouco sobre a influência de cada um deles no funcionamento do seu organismo.

Cortisol

O cortisol é um dos hormônios naturais mais importantes quando falamos de mudanças de comportamento.

Sua função básica é a de preparar o corpo para situações de estresse, contudo, quando em excesso, pode acabar gerando euforia.

A elevação do cortisol causada por estresse não possui a capacidade, sozinha, de causar patologias. No entanto, ela pode ser prejudicial para quem tem predisposição para doenças e condições de ordem emocional, como pressão alta, por exemplo.

Estresse acima do normal, variações de pressão e altos níveis de irritabilidade estão relacionados a alterações dos níveis de cortisol.

Insulina, grelina e leptina

Conexões feitas pelo corpo para equilíbrio do apetite, fome e saciedade são complexas e, claro, possuem a ação de alguns hormônios. A insulina e a leptina são exemplos de hormônios naturais que atuam diretamente nos aspectos citados.

A insulina é responsável por captar e regular os níveis de glicose no sangue. Produzida pelo pâncreas, a alimentação, principalmente o consumo de carboidratos, é o principal estímulo para sua liberação na corrente sanguínea.

Já a grelina, é outro hormônio produzido pelo estômago, e é responsável por enviar ao cérebro sinais que ajudam na regulação do apetite e da saciedade.

E por fim, temos a leptina, um hormônio produzido pelo tecido adiposo que tem como papel a inibição do apetite.

Alterações nos níveis de qualquer um desses hormônios pode ter como resultado variações de apetites diretamente relacionados à perda ou ao ganho excessivo de peso.

GH

O crescimento de crianças e adolescentes também possuem ação hormonal e o responsável por isso é o GH, popularmente conhecido como hormônio do crescimento.

Liberado em grandes quantidades até os 20 anos, ele faz com que haja crescimento longitudinal de ossos, órgãos, além de atuar na proliferação de células e no metabolismo do colesterol e da glicose.

Ao fim do período de crescimento, o GH passa a ser produzido em quantidades menores, contudo, ainda exerce funções importantes no metabolismo e composição corporal.

O GH é responsável por manter uma distribuição adequada de gordura corporal, assim como auxiliar na manutenção e massa muscular.

Problemas de crescimento e alterações de composição corporal são indicativos de alterações no metabolismo do GH.

Melatonina

Como era de se esperar, uma boa noite de sono também possui relação direta com hormônios naturais.

Através de mecanismos reguladores, o corpo humano reduz a secreção de cortisol ao longo dia, diminuindo assim, a sensação de euforia. Durante o período de descanso então, entra em cena a famosa melatonina, também conhecida como hormônio do sono.

Quem dá o sinal para o organismo produzir melatonina são as células da retina, já que se trata de um hormônio relacionado aos estímulos luminosos.

Se colocar diante de estímulos luminosos, como TVs e celulares, atrapalha a produção de melatonina e, consequentemente, afeta a qualidade do sono.

Hormônios tireodianos

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta que fica no pescoço.Ela é responsável pela produção dos hormônios naturais: TSH, T3 e T4, que atuam em todos os sistemas do organismo humano.

Quando a tireoide não funciona de forma adequada, ela pode liberar hormônios tanto de maneira excessiva, quadro conhecido como hipertireoidismo, quanto de forma ineficiente, quadro conhecido como hipotireoidismo.

Em ambas as situações, o organismo é prejudicado de diferentes maneiras.

Cansaço sem causa aparente, ganhos ou perdas de peso não intencionais, alterações no aspecto da pele, variações dos valores de colesterol, são exemplos clássicos de mal funcionamento da tireoide e, consequentemente, dos níveis de TSH, T3 e T4.

Hormônios sexuais  

E por fim temos os hormônios sexuais: estrógeno e testosterona.

O primeiro, responde às características femininas do corpo, como crescimento de pelos, aumento de mamas e da região pélvica.

Já o segundo, responde pelas características masculinas, tais como surgimento de pelos, engrossamento da voz, aumento dos órgãos sexuais e produção de espermatozoides.

Embora esteja sempre relacionada às características masculinas, a testosterona está relacionada ao ganho e manutenção de massa muscular, força, equilíbrio de gordura corporal e absorção de cálcio pelo organismo.

Maiores níveis de cansaço, mudanças de composição corporal, queda de rendimento nos treinos e fraqueza óssea, estão relacionados com baixos níveis.

Em caso de sintomas busque ajuda profissional

Tão importante quanto notar os sinais das variações hormonais, é buscar ajuda profissional quando as sentir.

Com um corpo clínico diferenciado, repleto de médicos especialistas e um laboratório próprio para realização de exames laboratoriais, a Clínica Vive La Vie é o local ideal para uma análise hormonal e possíveis correções de forma rápida, prática e individual.

Agora a gente aproveita para te perguntar: quando foi a última vez que você fez exames para avaliar seus hormônios?

Como anda seu humor, disposição, composição corporal, desempenho e qualidade do sono? Sente que poderia estar melhor do que está?

Então, não perca mais tempo!

Agende um horário para uma avaliação hormonal agora mesmo!

Na Vive La Vie, o cuidado é literalmente de dentro para fora.