O que é celulite? Desvende todos os mitos e verdades sobre o assunto!
Mulheres sempre prezam por uma pele lisa e uniforme, contudo, devido a uma série de fatores, é comum que o público feminino sinta um certo incômodo e até mesmo tenha a autoestima afetada por conta dos famosos furinhos na pele, que em determinadas ocasiões podem se tornar semelhantes à casa de laranja, e acreditem, não existe uma mulher que ao menos uma vez na vida não tenha se perguntado: afinal, o que é celulite e por que eu sofro tanto com isso?
Embora muitas mulheres sofram com essa condição, a maioria desconhece de forma prática o que é celulite, quais são as suas causas e problemas que pode causar à saúde.
Assim, resolvemos nos aprofundar no tema e mostrar tudo o que você precisa saber sobre a celulite.
Cansou de sofrer com os famigerados e incômodos furinhos na pele? Quer aprender como se livrar deles? Então, você só precisa ler o nosso artigo de hoje.
O que é celulite?
Vamos começar respondendo do início: O que é celulite, afinal?
O nome correto da celulite é Lipodistrofia Ginóide, uma vez que o termo também se refere às infecções bacterianas do tecido subcutâneo.
Na verdade, a celulite é uma alteração com caráter inflamatório que é causada pelo acúmulo de água e toxinas nas células.
Esse acúmulo, faz com que as células fiquem cheias e endurecidas e deixam o local de ocorrência desnivelado, com ondulações e retrações.
É por isso, que a celulite se apresenta sob as incômodas formas de furinhos ou casca de laranja.
É importante mencionar que embora não seja uma condição médica grave, ela pode se complicar, além de trazer desconforto às mulheres devido à aparência que confere à pele.
Conhecendo as causas da celulite
Agora que você já sabe o que é celulite, vamos te mostrar as principais causas do problema.
Embora hajam muitos estudos sobre à causa da celulite, a maioria deles são inconclusivos.
Contudo, a área de dermatologia já sabe que hoje existem uma série de fatores de risco para o surgimento e consequente desenvolvimento da celulite.
Entre os fatores de risco estão:
- Hereditariedade;
- Problemas de circulação;
- Alterações hormonais;
- Estilo de vida.
Vamos falar um pouco sobre esses fatores de risco.
Hereditariedade
Tão importante quanto saber o que é celulite, é ter em mente que o fator genético possui grande peso para o desenvolvimento de problemas de saúde, e quando a gente fala de celulite isso também é válido. Mulheres com mães, tias e avós portadoras do problema possuem maior chance de desenvolver a condição.
Problemas de circulação
Quando o sangue não flui bem, a drenagem de where to order retin-a toxinas se torna prejudicada, e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso, o que colabora para a instalação da celulite.
Alterações hormonais
Níveis elevados de estrogênio tendem a causar disfunções metabólicos que podem criar ou agravar a celulite.
Assim, quando não houver uma causa aparente para o surgimento da condição, é importante fazer exames para avaliar os níveis hormonais.
Além disso, a pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, uma vez que adiciona doses extras do hormônio no organismo.
Estilo de vida
E por último, mas não menos importante quando o assunto é celulite temos o estilo de vida.
A má alimentação, com excesso de consumo de carboidratos refinados e gorduras de má qualidade, o sedentarismo, estresse, tabagismo, são outros fatores que predispõem o surgimento e consequentemente o agravo da celulite.
Principais sintomas e áreas de ocorrência
Quando se pergunta: O que é celulite, quais são seus sintomas? A maioria das pessoas responde que os principais sinais da condição de saúde são as covinhas e depressões na pele.
Em determinadas situações, a celulite é descrita
como uma casca de laranja, em outros somente quando a pele é comprimida.
A celulite é mais comum ao redor das coxas e nádegas, mas também pode ocorrer nos seios, abdome inferior, braços e na região das costelas.
Em estágios mais avançados, os sinais de celulite são:
- Região mais fria, devido à ausência de uma circulação de qualidade;
- Endurecimento, dor e sensibilidade da região afetada;
- Pele com aspecto irregular.
Identificando os diferentes graus de celulite
Tão importante quanto saber o que é celulite, é conhecer o grau desse tipo de problema.
Os graus de celulite são avaliados por meio de uma escala chamada: Cellulite Severity Scale.
Essa escala foi desenvolvida por três dermatologias brasileiras e é capaz de avaliar a celulite de forma objetiva, tanto que é reconhecida e utilizada internacionalmente.
Essa escala avalia as seguintes características clínicas da celulite:
- Número e profundidade de depressões;
- Aspecto das áreas elevadas;
- Presença de lesões elevadas;
- Presença de flacidez;
- Graus da última classificação.
Cada um dos itens acima recebe uma pontuação que vai de zero a três e a soma total dos pontos, mostra o grau do problema.
- Grau leve: 1 a 5 pontos;
- Grau moderado: 6 a 10 pontos;
- Grau grave: 11 a 15 pontos.
Essa escala de graus é muito importante, uma vez que por meio dela é possível determinar qual será o tratamento mais eficaz para cada paciente.
Riscos da celulite à saúde e possibilidade de prevenção
Por ser uma condição de cunho fisiológico, a celulite pode trazer alguns riscos específicos à saúde, tais como facilitar a instalação de inflamação crônica no organismo, além de favorecer o surgimento de problemas vasculares, principalmente nos membros inferiores.
Contudo, a boa notícia é que é possível prevenir o surgimento ou amenizar os quadros de celulite já instalados. Os principais caminhos para isso são:
- Se alimentar de maneira adequada;
- Ingerir ao menos dois litros de água por dia;
- Evitar fumar;
- Praticar atividades físicas.
De maneira conjunta, essas ações terão caráter anti-inflamatório sistêmico, além de diminuir retenção hídrica e melhorar a circulação sanguínea, o que amenizará o problema.
Clínica Vive La Vie: O melhor lugar para tratar sua celulite
Agora que você já sabe o que é celulite, suas causas, sintomas, riscos à saúde e como prevenir, certamente está se questionando sobre o tratamento para essa condição.
Hoje existem os mais variados tipos de tratamento para celulite, tais como:
- Radiofrequência;
- Endermoterapia;
- Bioestimuladores;
- Drenagem linfática;
- Ultrassom micro e macrofocado;
- Aplicação de enzimas;
- Coolscupting.
Embora hajam muitos tratamentos disponíveis, cada paciente é única.
Assim, antes de ser submetida a um desses tratamentos, é necessária uma avaliação dermatológica para saber qual tipo de procedimento será utilizado.
Com profissionais diferenciados e equipamentos estéticos de última geração, a Clínica Vive La Vie é hoje apontada por pacientes como o melhor lugar para tratar Celulite.
Quer uma pela mais lisa e bonita? Deseja voltar a andar de vestidos e shorts curtos sem precisar esconder as pernas por causa da celulite?
A Clínica Vive La Vie
tem a solução perfeita para você.
Agende um horário agora mesmo e dê adeus à celulite de uma vez por todas.
Na Vive La Vie os seus desejos se tornam realidade.