Maior órgão do corpo humano, a pele desempenha um papel fundamental para o organismo, exercendo funções como proteção contra agentes externos e regulação da temperatura. Porém, a pele, assim como outros órgãos, está sujeita a alterações e condições adversas, como o surgimento de pintas e lesões.

+ O que é celulite? Desvende todos os mitos e verdades sobre o assunto!

Neste artigo, vamos falar sobre os possíveis riscos que as pintas e lesões na pele podem oferecer, além de dicas para identificar corretamente esses sinais e a importância de procurar atendimento com um dermatologista para que o diagnóstico correto seja realizado. Veja a seguir:

O que são pintas e lesões e como surgem?

As pintas, também conhecidas como nevos, são pequenas manchas que surgem na pele que podem variar em cor, tamanho e forma. Bastante comuns em qualquer parte do corpo, as pintas são, em sua maioria, inofensivas, mas certos tipos podem indicar um sinal de alerta.

Já as lesões na pele, por sua vez, são mais amplas e variadas, que podem incluir erupções cutâneas, manchas escuras e outras anomalias, muitas vezes causadas por fatores como infecções, alergias e exposição ao sol, entre outros agentes.

+ Os principais hormônios naturais ligados ao bom funcionamento do organismo

Diferenças entre manchas e pintas na pele

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as manchas são lesões mais planas e rentes à pele, como, por exemplo, as manchas de sol e os melasmas, comuns durante a gestação. Outra característica importante das manchas é que elas podem variar em cor, podendo ser mais caras, mais escuras ou até mesmo vermelhas.

Já as pintas, que podem se apresentar tanto no mesmo formato das manchas — sem elevações e rentes à pele — como em outras formas, costumam surgir também em locais que nem sempre estão expostos ao sol. Muitas pessoas têm pintas, que em muitos casos são inofensivas (benignas).

O que torna uma pinta ou mancha perigosa?

Apesar de muitas pintas e manchas serem inofensivas, a presença desses sinais pode indicar um alerta para problemas de saúde mais graves, como o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele e que pode se desenvolver a partir de pintas existentes ou surgir como uma nova lesão, muitas vezes mudando de forma e tamanho com o passar do tempo.

O carcinoma basocelular, tipo mais comum de câncer de pele, também é uma condição que as pintas e manchas podem revelar. Neste caso, o carcinoma basocelular pode ter uma aparência mais brilhante, ocorrendo com mais frequência em áreas do corpo que são frequentemente expostas ao sol, como rosto e pescoço.

Por fim, há também o carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele que possui uma aparência mais áspera e escamosa, se apresentando também como uma lesão que não cicatriza.

+ Emagrecer é mais do que estética: Trata-se de saúde!

A importância do diagnóstico dermatológico

A detecção precoce do câncer de pele, que deve ser feita em consulta com um médico(a) dermatologista, é o principal caminho para aumentar as chances da efetividade do tratamento, evitando o desenvolvimento da doença e complicações futuras para a saúde.

Surgimento de uma nova pinta ou mancha, lesão na pele que não cicatriza após algumas semanas, sangramentos, coceiras, dores e irritações são sinais preocupantes, que devem ser investigados imediatamente com o dermatologista para que seja realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Clínica Vive La Vie, referência em dermatologia

Se você busca profissionais especializados em dermatologia clínica e estética, seu lugar é na Clínica Vive La Vie. Seja para diagnosticar e tratar doenças dermatológicas ou escolher quais procedimentos estéticos podem te ajudar a ganhar mais autoestima e qualidade de vida, a Clínica Vive La Vie é a escolha certa.

Nossa missão é promover, ampliar e ressignificar o conceito de saúde, na prática do dia a dia. Com espaço acolhedor, moderno e com localização privilegiada, a Clínica Vive La Vie é o melhor caminho para você aproveitar e viver o melhor da vida!

+ Recupere o tempo perdido e emagreça com os cuidados do time da Vive La Vie!

Entre em contato hoje mesmo e agende sua consulta na Clínica Vive La Vie: clique aqui para acessar nosso site e saber mais sobre nossas especialidades, endereços, corpo clínico e outras informações.