Toxina butolínica o que é? Saiba mais sobre o Botox, quais são as suas aplicações e a quem recorrer na hora de buscar o procedimento

Os tratamentos estéticos e anti-aging estão sempre em constante evolução, algo bastante positivo, diga-se de passagem. Existem hoje muitas formas de prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão, mas quando esses sinais da idade surgem, medidas de prevenção deixam de ser suficientes. Logo, a busca por procedimentos estéticos realizados por profissionais capacitados é a solução ideal. Dentre as mais variadas alternativas uma tem grande destaque: a toxina butolínica!

Embora pouca gente saiba, a toxina butolínica é muito utilizada tanto por homens, quanto por mulheres para as mais variadas situações.

Visando de trazer informações de qualidade e com amplo embasamento científico, hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a aplicação da toxina butolínica. Vamos juntos conferir?

Afinal o que é a toxina butolínica?

A toxina butolínica é uma  proteína   produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa proteína é mesma causadora da doença botulismo, no entanto, ela é purificada em altos níveis para causar apenas um relaxamento da musculatura localizado da área onde foi aplicada.

Aprovada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária em 1992, a substância se popularizou no Brasil e passou a ser utilizada em diferentes indicações estéticas e terapêuticas.

Indicações: Onde usar a substância?

Tendo como base a SBD – Sociedade Brasileira de dermatologia a toxina butolínica é indicada com o intuito de amenizar rugas profundas e linhas de expressão das seguintes regiões:

  • Fronte (testa);
  • Pés-de-galinha (linhas de expressão localizadas nos cantos dos olhos);
  • Glabela (área entre as sobrancelhas);
  • Contornos inferiores da face (pontos na região do pescoço).
  • Sudorese (?)
  • Enxaquecas (?)

Além de sua utilização como medida anti-aging, a substância pode ser aplicada com finalidade de reposicionamento facial, como é o caso do arqueamento das sobrancelhas, por exemplo.

Mecanismo de ação do Botox

Assim que a toxina butolínica é aplicada e entra no organismo, liga-se aos receptores nervosos responsáveis pelo processo de movimentação e cerca de uma hora após a aplicação ela consegue atravessar esses receptores e penetrar no interior das células.

Ao entrar nas células, a toxina botulínica desativa temporariamente a capacidade de contração muscular. Quando isso acontece, a musculatura da região onde a toxina butolínica foi aplicada fica parada e não apresenta mais contrações, ganhando um aspecto liso e mais jovial.

Assim o efeito da substância é uma pele sem nenhum tipo de marcas e isso inclui rugas e linhas de expressão. Até mesmos as estáticas, que surgem na ausência de movimento.

Com já mencionado, é importante reiterar que a paralisação da musculatura é temporária. Assim a ação da toxina botulínica não é vitalícia e precisa ser refeita de tempos em tempos, de acordo com cada tipo de organismo.

Os benefícios da Toxina Botulínica

Os principais benefícios da toxina botulínica são:

  • Minimiza a hiperatividade muscular dos músculos da face que são responsáveis pelo surgimento das rugas dinâmicas;
  • Proporciona uma aparência jovial ao rosto aliviando linhas de expressão que dão um ar de cansado à fisionomia;
  • Previne o surgimento dos sinais da idade;
  • Suaviza rugas e linhas de expressão;
  • Possibilita modificar de maneira temporária estruturas anatômicas da face.

Como é feita a aplicação?

A toxina botulínica é comercializada para os médicos sob a forma de pó em frascos individuais, sendo necessário ser diluída com soro fisiológico antes de sua aplicação.

Com o auxílio de agulhas finas a toxina botulínica é injetada na área a ser tratada com distâncias de 1,5 centímetros entre os pontos de aplicação.

Algo importante a ser ressaltado é que a aplicação da toxina botulínica é praticamente indolor, no entanto, é necessário que o local de aplicação seja estudado de maneira detalhada antes da utilização da substância como forma de garantir o resultado mais natural possível.

Principais reações após a aplicação

Após a aplicação da toxina botulínica as reações que podem surgir são:

  • Vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos onde a aplicação foi feita com duração de cerca de 5 horas;
  • Dores ou incômodos pontuais nos locais de aplicação, desaparecendo em até 24 horas;
  • Surgimento de pequenos hematomas nos pontos de aplicação.

Quanto tempo duram o efeito?

O resultado da toxina botulínica geralmente pode ser notado em um prazo que varia entre dois a cinco dias após a sua aplicação.

Dentro de até duas semanas após a aplicação, a região se torna mais firme e os resultados podem ser notados com extrema facilidade. A partir daí os efeitos permanecerão estáveis por um período que pode durar entre quatro e seis meses.

Entretanto, é importante ter em mente, que tanto o tempo de surgimento dos resultados, quanto o período de duração variam de paciente para paciente.

A partir de que idade a toxina botulínica pode ser utilizada?

De modo geral, a utilização da toxina botulínica pode se dar a partir dos 25 anos, idade em que os primeiros sinais de idade costumam aparecer. Assim, o procedimento é de grande ajuda para evitar a formação de rugas na pele e linhas de expressão mais fundas.

Contraindicações: Quem não pode usar a substância?

A toxina botulínica O Procedimento é contraindicado para pessoas que tenham alergia ou hipersensibilidade à toxina botulínica. Procedimentos com a substância também não devem ser realizados por mulheres grávidas ou em período de amamentação.

As contraindicações se estendem também às pessoas portadoras de qualquer tipo de patologia autoimune, condições neuromusculares como distrofia ou miopatias, por exemplo, ou por quem sofre com distúrbios de coagulação.

Por fim, pacientes que recorrem a anticoagulantes ou medicamentos de ação neuromuscular também não podem ser submetidos ao tratamento.

Para sua segurança e resultados positivos busque um profissional especialista

Embora seja um procedimento simples, a aplicação da toxina botulínica é invasiva e apenas um profissional capacitado poderá conduzir o tratamento de acordo com seus desejos e suas necessidades.

Dentro desse âmbito, destaca-se o médico dermatologista especialista, capacitado e com autorização do CFM – Conselho Federal de Medicina para realização da técnica.

Agora que você já conhece o procedimento, suas peculiaridades, segurança e principalmente os benefícios que tal agendar sua sessão agora mesmo para celebrar as festas de fim com um aspecto ainda mais jovial? Para isso é só clicar aqui e marcar o seu horário.