Dores na Coluna? Saiba como tratar e as principais causas

Conheça tudo sobre dores na coluna e descubra como tratar esse mal que aflige tantas pessoas

Dores na coluna acometem não apenas grande parte da população brasileira, mas do planeta como um todo. Um levantamento realizado pelo Hospital das Clínicas em São Paulo mostrou que quatro em cada dez pessoas sofrem com esse tipo incômodo. Em todo o país, problemas de coluna são os principais motivos de afastamento do trabalho.

É comum que além do incômodo, essa condição gere ou esteja associada a outros quadros clínicos. Logo, descobrir suas causas e origens é fundamental para proceder com um tratamento assertivo capaz de devolver a qualidade de vida para quem sofre com dores na coluna.

Os desconfortos mais comuns acometem as regiões lombar, cervical e do pescoço e de modo geral, pequenas alterações são suficientes para aliviar os quadros mais simples dessas dores.

Hoje vamos te mostrar quais são as principais causas, os diferentes tipos de dores na coluna e quando é preciso buscar ajuda médica especializada.

Entendendo as dores na coluna

O termo médico para as dores na coluna é dorsalgia. Como o nome já sugere, trata-se da dor localizada na região da coluna que pode ser proveniente de traumas ou alterações estruturais  de músculos, ossos, nervos, articulações ou demais estruturas da coluna vertebral.

As dores na coluna podem também estar relacionadas a problemas posturais, onde maus hábitos acabam por contribuir para que as incômodos doloridos se desenvolvam em diferentes graus.

Diferente do que muita gente acredita as dores na coluna podem ocorrer em diferentes fases da vida, embora seja mais comum em adultos, idosos e gestantes.

As principais causas de dores na coluna

A dor nas costas é uma condição de saúde normalmente multifatorial, ou seja, que pode possuir uma ou mais causas. Vamos te mostrar agora quais são as suas principais causas:

  • Postura inadequada;
  • Traumas;
  • Alterações estruturais;
  • Pré-existência de condições degenerativas;
  • Infecções;
  • Alterações metabólicas.

Geralmente o que provoca dores nas costas provém dos músculos, articulações, nervos, ossos ou outras estruturas próximas da coluna torácica. As causas podem ser:

Postura inadequada

A postura inadequada está entre as principais causas das dores na coluna. Erros posturais como se sentar de maneira inadequada ou arquear a cabeça ao andar são exemplos clássicos de situações que podem desencadear desconfortos.

Traumas

Traumas como distensões musculares, fraturas ou pancadas na região dorsal são responsáveis por trazer dores na coluna dos mais variados níveis.

Alterações estruturais

A dor na coluna pode surgir também devido à anormalidade ou por conta de alterações estruturais na coluna. Nesse caso a doença de Scheuermann – que causa cifose e condições pós-traumáticas, como sequelas de fraturas é causada pela deformidade na estrutura da coluna causando instabilidade.

Pré-existência de condições degenerativas

Espondilite, artrite reumatoide, artrose e hérnias de disco estão entre as condições degenerativas pré-existentes mais comuns quando falamos de dores na coluna.

Além disso, é importante lembrar que as alterações bioquímicas e biomecânicas decorrentes do processo de envelhecimento também possuem cunho degenerativo capaz de causar dores.

Infecções

Infecções na coluna vertebral podem ser causadas por fungos ou bactérias. As condições mais comuns envolvem a osteomielite que é a inflamação nos ossos e a infecção por herpes zoster.

Esses quadros merecem atenção e precisam de cuidados, uma vez que podem acometer os ossos, os discos e até mesmo os nervos da coluna causando muita dor e desconforto.

Alterações metabólicas

E por fim, temos as alterações metabólicas como causadoras de dores na coluna. Dentre as principais podemos citar a osteoporose, que por diminuir a massa óssea pode causar desalinhamento e fraturas dolorosas.

Sintomas são específicos

A própria dor na coluna já é um sinal de que há algo errado. Mas normalmente, essa condição pode vir acompanhada de alguns outros sintomas específicos tais como:

  • Pontadas;
  • Sensação de queimação na coluna;
  • Dificuldades para respirar.

Algo importante de se destacar é que nesses casos, na maioria das vezes, os sintomas conjuntos podem não ser provenientes da dor na coluna, mas sim estarem se manifestando de maneira conjunta.

Tipos e classificação de dores na coluna

Os tipos de dores na coluna são diferenciados pelo tempo de permanência da dor. Assim, ao todo existem três tipos. Vamos a elas.

Dor na coluna aguda

A dor na coluna do tipo aguda se caracteriza pela duração dos sintomas com período inferior a seis semanas. A recuperação e desaparecimento dos incômodos ocorrem dentro de um mês.

Dor na coluna subaguda

Esse tipo possui duração dos sintomas por um período que varia entre 6 e 12 semanas e costuma apresentar melhoras do quadro dentro de até 3 meses.

Dor na coluna crônica

Também conhecida como dor na coluna persistente esse tipo possui período de duração superior a 12 semanas e a tendência de sumir é dificultada, pois, as causas precisam ser estudadas por um especialista e diagnosticada de maneira adequada para que se tenha início um tratamento assertivo.

Prevenindo as dores na coluna

Sentir dores na coluna não é nada bom, mas a boa notícia é que há formas de evitar que o problema se manifeste. Separamos algumas maneiras eficazes de preveni-las.

Mantenha um peso saudável

Manter um peso saudável é fundamental para se evitar dores na coluna. Quando há sobrepeso a região da coluna pode ser exigida em demasia e causar dores e desconfortos. Essa é uma dica de grande importância.

Fortaleça a musculatura

Realizar atividades físicas é algo muito importante para a saúde como um todo. Praticar exercícios de força e de alongamento naturalmente fortalecem a musculatura evitando sobrecarga direta na coluna, o que contribui para evitar ou aliviar dores e incômodos.

Musculação, ioga, pilates, natação, caminhada e alongamentos são ótimas opções.

Cuidado ao se sentar

Para quem precisa permanecer muito tempo sentado o ideal é encontrar um modo que não prejudique a coluna e que a postura se mantenha adequada.

O ideal é sentar com a coluna em ângulo de 90 graus com joelhos retos. Após períodos sentados, o ideal é se levantar, andar um pouco e se alongar.

Atente-se ao seu colchão

A maneira de dormir pode causar ou prevenir dores na coluna por conta do colchão. Com o passar do tempo ele vai perdendo firmeza de forma que um lado pode ficar mais alto que o outro.

Isso pode deixar a coluna torta durante a noite e pode causar dores durante o dia. Por isso, ficar atento ao colchão também é uma forma de prevenir dores na coluna.

Corrija a postura

E por fim, temos a atenção à postura como uma forma de prevenir as dores na coluna.

Evite carregar bolsas ou mochilas com muito peso; pegar objetos caídos no chão se agachando por inteiro ao invés de curvar toda a coluna são as principais formas de cuidar da postura e prevenir dores nas costas.

Buscando ajuda profissional

A partir do momento em que as dores na coluna afetam rotinas diárias se faz necessário buscar ajuda médica especializada.

Na consulta, o profissional especialista fará uma série de questionamentos sobre as dores e pode solicitar exames para auxílio ao diagnóstico das causas,  indicando assim, o tratamento mais adequado.

Como existem diferentes causas e tipos de dores é preciso ter em mente que cada tratamento será único e individualizado.

Além disso, é importante ter em mente que por mais dolorosas e incômodas que as dores possam ser, a automedicação é perigosa e não deve ser feita em hipótese alguma.

Prognóstico

Estima-se hoje que até 80% da população mundial vai desenvolver dores na coluna em algum momento da vida e embora na maioria das vezes a dor não seja incapacitante, muitas vezes ela pode ser prolongada, mas com ajuda profissional especializado os índices de melhora ultrapassam os 90%, algo mais do que positivo.

O que achou do nosso artigo sobre dores na coluna? Gostou?

Caso você queira saber mais sobre esse importante tema, preparamos um e-book ainda mais completo falando sobre a saúde da coluna. Para baixá-lo basta clicar aqui!