O que é a Doença de Hashimoto?

O sistema imunológico é um dos mais eficientes que temos: ele reconhece, identifica e ataca os invasores do nosso corpo. Isso ocorre porque as células de defesa fazem uma “leitura” do invasor, como se o escaneasse por inteiro.

A partir daí, elas reagem, atacando ou não. Essa reação se dá através da produção de anticorpos ou até mesmo do envio de células de destruição ao local onde o invasor se encontra.

Porém, o organismo de algumas pessoas, pode ser propenso ao recebimento incorreto dessas informações, produzindo “auto-anticorpos” prontos para atacar o próprio corpo, inclusive contra a Tireoide, inflamando-a de forma crônica.

➡ Neste caso, temos um diagnóstico: Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto.

⚪Conheça os maiores fatores de risco:
✔ O sexo Feminino tem maior propensão à doença;
✔ A Meia-idade é a faixa etária mais reincidente;
.
✔ O histórico familiar pode determinar maiores chances por meio da tendência genética;
.
✔ Possuir outra doença auto-imune, como artrite reumatoide, Diabetes tipo 1 ou Lúpus;
.
✔ Alta exposição à radiação ambiental faz com que a pessoa fique mais suscetível à doença de Hashimoto.

Entre os sintomas, estão inclusos: fadiga, fraqueza muscular, maior sensibilidade ao frio, rosto inchado, hemorragia menstrual excessiva ou prolongada, dores musculares nas articulações, palidez de pele, queda capilar, unhas quebradiças, pele seca, aumento da língua e lapsos de memória.

A possível presença de sintomas de hipotireoidismo já indicam a necessidade de uma avaliação médica para examinar a nível de consultório e pedir os exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento.

➡ Dosagens hormonais, Exames de Sangue e um bom acompanhamento regular, são os principais aliados para controlar o Hashimoto.

🙋‍♂ Venha conhecer a Vive La Vie.
📌 Rua Vieira de Moraes, nº 1111 – Cj.202.

📆 Agendamentos via 📞 (11) 3539-2988 | 📲 Whats (11) 98390-5442