Você sabia que a coloração da urina pode revelar informações sobre a sua saúde?

 

▪ Quando a tonalidade se aproxima da cor água pode significar que a ingestão de líquidos foi excessiva ou Amarelo claro, por sua vez, é a cor da urina normal.

▪ A coloração amarelo-escura pode indicar níveis mais altos de desidratação. Se permanecer por dias ou passar dessa cor para um castanho, esta característica pode indicar a existência de uma desidratação profunda, risco aumentado de formação de cálculo renal e problemas no fígado.

▪ O tom alaranjado ocorre, em geral, pelo consumo de alimentos ricos em Betacaroteno, como abóbora cenoura, mamão e manga. Permanecendo por vários dias ou intensificando a dor, pode indicar desidratação, problemas na vesícula ou doenças do fígado.

▪ A urina rosa ou vermelha pode se dar pela ingestão de alimentos com corante vermelho natural, como a beterraba. Para as mulheres em período menstrual, pode ser uma alteração temporária que ocorre pela mistura dos fluidos, sem indicar problemas.

Mas se não forem esses os casos, a presença de sangue pode indicar infecção urinária, pedra nos rins e até mesmo alguns tipos de câncer, como o de próstata ou de rim.

👉 E em quais casos devo procurar um médico?

Ao notar qualquer alteração persistente na cor da urina deve ser investigada por um profissional com o objetivo de identificar o real diagnóstico e proceder ao tratamento mais adequado!