Entenda o que causa a falta de libido e o que pode ajudar a melhorar!

A falta de libido pode ser causada por inúmeros fatores, mas a boa notícia é que, tanto no caso dos homens, quanto no das mulheres existem tratamentos eficazes.

Na mulher, a falta de libido pode estar associada principalmente à alteração hormonal durante o ciclo menstrual ou decorrer de fatores hormonais extra sexuais, como é o caso dos hormônios tireoidianos e do Cortisol, o “hormônio do stress”, produzido pela glândula Adrenal.

Veja outras incidências:

Climatério – Período em que o Estrogênio se reduz causando calores noturnos e secura vaginal, causando incômodo durante as relações e consequente desinteresse.

Período pós-parto – Nesta fase há muitos fatores psicológicos em jogo, como tensão e a ansiedade que os cuidados com o bebê recém chegado causam. E os fatores físicos, claro, como o aumento do hormônio Prolactina, que estimula a produção de leite na amamentação.

◾ Nos homens, as causas mais comuns estão associadas à idade avançada, Andropausa, período em que a Testosterona diminui pelos testículos, além dos fatores psicológicos, tais como estresses, traumas, entre outros.

É preciso ter cuidado para não negligenciar a avaliação médica, pois os níveis hormonais masculinos também podem sofrer desregulação hormonal, seja por conta da idade, do uso de medicamentos ou até mesmo de doenças nos Testículos, na Hipófise e/ou no Hipotálamo, órgãos esses nos quais se inicia a síntese do hormônio sexual, a Testosterona.

🔸 Dica: Existem alimentos que contém substâncias que podem ajudar na libido, como o pistache e algumas oleaginosas. Além da Vitamina D (hormônio D) também colabora de forma indireta na síntese desse hormônio!

◾ Consulte um médico para fazer a sua avaliação individualizada, esclarecer dúvidas e proceder aos exames para ter um diagnóstico assertivo.

⚜ Conte com o corpo clínico da Vive La Vie!

📞 (11) 3539-2988 | 📲 Whats (11) 98390-5442