Aliviar dores nas costas vem sendo algo cada vez mais procurado por brasileiros nos últimos tempos. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a dor nas costas é o problema de saúde mais comum entre os brasileiros, atingindo pouco mais de 15% de toda a população ativa.

Se você sofre com esse problema de saúde relativamente comum ou passou a enfrentar dores incômodas nas costas depois que a pandemia começou e está em busca de formas funcionais de alívio, então, não pode deixar de conferir o incrível conteúdo de hoje.

Dor nas costas é uma condição multifatorial

Antes de falar sobre as maneiras de aliviar dores nas costas, é preciso ter em mente que se trata de uma condição multifatorial. Ou seja, ela pode ter diferentes causas e origens.

BAIXE SEU EBOOK: MOTIVOS QUE PROVOCAM DORES NAS ARTICULAÇÕES

As principais causas das dores nas costas são:

  • Postura inadequada;
  • Sedentarismo ou realização de exercícios de forma inadequada;
  • Tensão muscular em decorrência do estresse;
  • Fraqueza da musculatura em virtude de sedentarismo;
  • Uso de travesseiros ou colchões inadequados;
  • Utilização constante do celular com a cabeça abaixada;
  • Reflexo de problemas nos rins.

Além das causas citadas, existem muitas outras que podem ser elencadas.

A boa notícia é que a maioria das dores e incômodos que acometem a coluna podem ser facilmente resolvidos como você vai conferir mais adiante.

Dores na coluna aumentaram muito durante a pandemia

Um ponto importante de ser mencionado sobre o surgimento das dores nas costas, e seu alívio com ações corretas, é a pandemia.

Muitas pessoas, desde crianças até adultos, foram obrigadas a estudar e trabalhar em casa, sem nenhum tipo de preparo prévio no que diz respeito à ergonomia e equipamentos.

Embora as dores nas costas não sejam um sintoma de Covid-19, a pandemia certamente colaborou para o aumento dos casos.

As atuais medidas de isolamento exigiram que empresas se adaptassem. Um levantamento realizado pela empresa de consultoria Betania Tanure Associados (BTA), divulgada na Revista Época, mostrou que 43% das empresas no Brasil está com seus funcionários trabalhando em casa.

Uma pesquisa recentemente desenvolvida em parceria pela UFMG, Fiocruz e Unicamp, que pretende identificar como a pandemia tem afetado a vida dos brasileiros nos mais diferentes aspectos, mostrou que 41% das pessoas sentem dores na coluna desde que começaram a trabalhar em casa.

Equipamentos inadequados, como cadeiras e mesas, além de metas e pressões por resultados têm jogado os brasileiros em uma verdadeira epidemia de dores.

A boa notícia é que por meio de simples ações, é possível aliviar dores nas costas. Confira, a seguir, dicas incríveis que te livrarão desse incômodo!

Dicas infalíveis para aliviar dores nas costas

Separamos agora dicas infalíveis para aliviar as dores de forma simples e extremamente funcional:

1. Atenção à postura

Como não poderia deixar de ser, a primeira dica para aliviar dores nas costas é prestar atenção na postura, mais precisamente em vícios posturais.

Os principiais cuidados com a postura neste caso são:

  • Manter a coluna e os ombros eretos;
  • Sentar-se com as costas e pés apoiados;
  • Deitar-se e levantar-se de lado, com travesseiro que suporte o pescoço;
  • Flexionar o joelho quando abaixar para pegar objetos;
  • Ao carregar sacolas ou objetos pesados, distribuir o peso entre os dois braços;
  • Em caso de trabalho com computador, manter o monitor na altura dos olhos;
  • Evitar manter-se cabisbaixo enquanto mexe no celular.

Pequenas alterações posturais como essas, trazem resultados positivos no que diz respeito às dores e incômodos.

2. Faça pausas e alongamentos

Quando se passa muito tempo sentado, é comum que as vertebras tensionem os discos vertebrais e causem dores.

Uma ótima maneira de alcançar o alívio ocorre por meio da realização de pausas e alongamentos.

Após 50 minutos sentado, levante-se e fique em pé por um período de 5 a 10 minutos. Isso traz alívio às articulações da coluna diminuindo dores e desconfortos.

Outra dica importante é se alongar durante essas pausas. Esticar os braços para cima ou lateralmente colaboram para redução da tensão muscular. O resultado é uma musculatura mais solta e alívio das dores nas costas.

3. Exercite-se

A pandemia afetou e muito a rotina de atividades físicas de muitas pessoas. Com academias e parques fechados, muita gente se viu fadado a um sedentarismo forçado.

No entanto, com um pouco de planejamento e criatividade é possível improvisar pesos para exercícios em casa. Além disso, fazer caminhadas na rua também pode ser uma forma de se manter em movimento.

A prática de exercícios físicos mantém a musculatura do core fortalecida e o resultado é o alívio das dores.

4. Cuide da saúde mental

Cuidar da saúde mental também é importante quando falamos de aliviar dores nas costas.

Altos níveis de estresse e ansiedade colaboram naturalmente para a tensão e enrijecimento da musculatura. Com músculos mais endurecidos, é normal sentir dores.

Boas opções para aliviar o estresse e a tensão da rotina são exercícios de respiração, meditações guiadas, e até mesmo sessões de terapia.

5. Busque ajuda profissional

E a nossa quinta dica é simples e direta: caso as dores sejam persistentes e insistam em não ir embora, o melhor caminho é procurar ajuda profissional.

Nesse caso, um médico ortopedista é a melhor escolha para aliviar dores nas costas, uma vez que apenas ele será capaz de oferecer diagnóstico, acompanhamento clínico especializado e indicações certeiras dos mais variados tipos de tratamento para esse problema cada vez mais comum.

O alívio para as dores nas costas está na Clínica Vive La Vie

Se você já tentou de tudo e não conseguiu se livrar das dores nas costas saiba que a solução definitiva está na Clínica Vie La Vie.

A ortopedia é um dos principais pilares da Clínica Vive La Vie.

Por meio de um atendimento clínico diferenciado e uma anamnese detalhada, os pacientes que vem até nós tem algo em comum: conseguem aliviar dores nas costas.

Quando o assunto é saúde, ninguém faz melhor do que a gente.

Para nós, sua liberdade e qualidade são prioridades! Veja mais dicas sobre Dores nas Articulações e como melhorá-las, baixe agora.

Agende seu horário agora mesmo através desse link e dê o primeiro passo rumo a uma vida sem dores.