Muitas pessoas já sofreram com acne, espinhas e cravos em algum momento da vida. Na maioria das vezes esse problema de saúde acomete o rosto das pessoas, afetando de forma direta a autoestima. A boa notícia é que da mesma forma que essa doença é considerada comum, ela pode ser facilmente tratada e é sobre isso que vamos falar hoje.

Se você sofre com acne e busca uma solução definitiva, vai ficar feliz em saber que nós podemos te ajudar. Para saber mais, basta continuar a leitura do artigo.

O que é a acne, afinal?

A acne é uma doença de pele que ocorre por conta de alterações hormonais, sendo muito comum na adolescência e durante a gravidez, situações de estresse ou em decorrência de uma alimentação rica em gorduras ruins, por exemplo.

Todas essas situações têm o poder de obstruir os chamados folículos da pele, favorecendo assim a proliferação de cravos e espinhas.

Diferentes tipos

Embora muitos não saibam, existem diferentes tipos de acnes. Os principais são:

• Acne neonatal;
  • Acne infantil;
  • Acne vulgar;
  • Acne conglobata;
  • Acne fulminante.

Vamos falar um pouco sobre a diferença de cada um desses tipos:

Acne neonatal

Como o nome já sugere, esse tipo afeta principalmente os recém-nascidos. É um dos tipos mais raros e chega a acometer 20% dos bebês, que desenvolvem acne leve.

As lesões que surgem na pele dos bebês costumam desaparecer rapidamente sem deixar nenhum tipo de marca.

Acne infantil

Esse tipo de acne acomete bebês entre 3 e 16 meses de idade evoluindo para cravos e espinhas.

Essa variação da doença normalmente desaparece quando a criança atinge os dois anos de idade. Normalmente não há resquícios ou cicatrizes.

Acne vulgar

Esse é o tipo mais comum de acne e surge de modo frequente em adolescentes e adultos jovens, principalmente durante o conturbado período da puberdade onde os hormônios de meninos e meninas estão a flor da pele.

Acne conglobata

Esse é um tipo raro e grave da doença que afeta preferencialmente homens jovens.

Nesse caso, espinhas grandes se desenvolvem em diferentes regiões corporais, como rosto, peito, braços, coxas e costas. Quando não tratada, essa variação da doença pode deixar cicatrizes.

Acne fulminante

E por último temos a acne fulminante que é a forma grave de acne conglobata, ocorrendo com maior frequência em meninos adolescentes.

Esse tipo traz o um grande número de espinhas que se desenvolvem de maneira rápida nas costas e peito.

Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves e em casos raros, os pacientes podem sofrer com dores musculares, ósseas e até mesmo febre.

Diferença entre acne e espinha

Muita gente se questiona sobre a diferença entre acne e espinha. Na verdade, as duas terminologias representam a mesma doença.

No entanto, acne é o nome científico, enquanto espinha é nome popular para essa condição de saúde da pele.

Sendo assim, não está errado usar as duas nomenclaturas para se referir ao mesmo problema de saúde.

Compreendendo as causas

A acne é uma condição multifatorial, ou seja, pode ser causada por uma série de motivos.

Dentre as principais causas estão as alterações hormonais. Por isso, adolescentes e mulheres são os grupos mais afetados, por esse problema.

Além disso, predisposição genética, níveis elevados de estresse, automedicação e uso de cosméticos com formulações e texturas oleosas podem contribuir para seu surgimento

Outro ponto relacionado ao surgimento da acne são os hábitos. O costume de lavar o rosto muitas vezes ao dia e consumir alimentos gordurosos, podem favorecer o surgimento de espinhas.

Ainda é importante mencionar que o estresse e o sofrimento emocional também influenciam não apenas o surgimento, como o agravamento dessa doença, uma vez que os altos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse acaba por desregular muitos outros hormônios.

Em nossa pele, existem glândulas sebáceas, cuja principal função é a produção de sebo, um tipo de gordura que serve como proteção para a pele.

No entanto, quando há uma produção excessiva de sebo, os poros são obstruídos e se tornam um local propício ao desenvolvimento de bactérias.

Como forma de conter esse crescimento bacteriano em uma ação de autodefesa, o organismo produz pus, e assim, as espinhas são formadas.

Evite espremer espinhas

Algo muito importante de ser dito sobre as espinhas é que não se deve espremê-las.

Muitas pessoas acreditam que ao espremer as espinhas, elas irão desaparecer, mas isso é totalmente contraindicado devido ao fato de que as mãos e unhas possuem alta quantidade de bactérias.

Assim, ao espremer as espinhas é possível que a infecção ou inflamação se agravem, podendo inclusive haver aumento de inchaço e dor.

Além do mais, espremer espinhas é um dos principais motivos para o surgimento de manchas e cicatrizes na pele.

Não use receitas caseiras

Outro ponto que deve ser elencado sobre acne e seu controle é que receitas caseiras não devem ser colocadas em prática.

Alguns produtos e ingredientes indicados em receitas caseiras podem irritar a pele, desencadeando processos alérgicos, além do surgimento de manchas.

Para tratar acne, o ideal é buscar um dermatologista. Ele é o profissional indicado para diagnosticar e tratar esse problema, recuperando assim a saúde e beleza da pele.

Diferentes tipos de tratamentos

A acne é considerada hoje como um problema tratável e até mesmo cicatrizes e manchas provenientes dessa condição de saúde podem ser amenizadas, até mesmo as mais profundas.

Existem hoje os mais variados tipos de tratamento para os diferentes tipos de acnes.

De modo geral, a acne pode ser tratada por meio do uso de sabonetes, géis, cremes, pomadas, equipamentos estéticos e até mesmo medicamentos.

No entanto, o único profissional apto a indicar qualquer tipo de tratamento é o dermatologista.

Quando buscar um dermatologista?

De modo geral, a acne não é uma condição médica séria, mas por afetar diretamente a autoestima, é preciso buscar ajuda profissional para tratar casos mais persistentes e assim evitar manchas, cicatrizes e demais danos à pele.

Você deve buscar um dermatologista quando:

• Estiver preocupado com a acne;
  • A acne piorar ou não melhorar após mudanças alimentares e manejo do estresse;
  • Surgirem cicatrizes ou marcas após a acne tiver desaparecido.
  • As espinhas se tornarem grandes, duras e com grande volume de pus;
  • Houver surgimento de acne após o uso de algum novo medicamento ou início de determinado tratamento;
  • Ocorrência de outros sintomas físicos como dor, febre e surgimento de pelos junto à acne.

Por ser uma doença muito relacionada a hormônios e fatores genéticos, na presença de histórico familiar grave de acne, é recomendado buscar um dermatologista de forma antecipada para prevenir o problema.

Após uma consulta detalhada, o dermatologista irá fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para o caso.

Viva La Vie é referência no tratamento de acne

Com equipamentos de medicina estética e um corpo clínico que conta com esteticista e dermatologista, a Clínica Viva La Vie é hoje apontada como referência no tratamento da acne.

Após uma consulta envolvendo um diagnóstico preciso nossos pacientes são submetidos a tratamentos com resultados fantásticos.

Com a pele mais saudável e bonita, nossos pacientes ganham em saúde mental e autoestima.

Quer se ver livre das acnes, cravos e manchas na pele?

Agende uma consulta agora mesmo clicando aqui!

Na Viva La Vie o cuidado com os pacientes é completo e os resultados superam as expectativas.