AGENDAMENTO DE CONSULTAS
NOSSAS UNIDADES
R. Vieira de Morais, 888 - Campo Belo
R. Emilia Marengo, 644 - Anália Franco
São Paulo/SP

Nutrição e Esporte

Apesar do nome, a alimentação esportiva não atende apenas atletas profissionais, mas sim todos os pacientes que praticam exercícios físicos de forma regular.

A verdade é que, ao termos um objetivo (seja ele alcançar um bom condicionamento físico,  a hipertrofia ou até mesmo a perda de peso corporal), nossa alimentação precisa se adequar às necessidades que o organismo passa a exigir.

Nesse sentido, a Nutrição Esportiva contribui – e muito – para a prevenção do desgaste dos ossos e cartilagens, além de evitar o desajuste de vitaminas e minerais, acelera o aumento muscular, reduz as gorduras corporais e contribui para a recuperação do organismo no período pós-treino.

Enquanto isso, o profissional Nutricionista, não se restringe apenas a formular cardápios, mas sua ação também envolve o monitoramento dos resultados de forma individual tornando a dieta tão personalizada que a alimentação torna-se tão importante quanto o treino em si.

Este profissional irá auxiliar em toda a correlação entre uma alimentação que proporcione as vitaminas e nutrientes necessárias ao organismo de forma que, com o complemento de exercícios, ambos possam gerar resultados que estejam alinhados aos seus objetivos.

Por isso é tão importante considerarmos todos os alimentos que consumimos como potencializadores, ou não, de toda nossa capacidade física quando pensamos em realizar atividades físicas, seja para gerar mais bem estar ou mesmo de forma profissional – onde tal acompanhamento se torna ainda mais necessário diante da atividades diárias de atletas.

Então, entre em contato conosco e realize um agendamento. Estamos te aguardando!

Esportiva – Deve se avaliar o estilo de vida e hábitos alimentares do pacientes, assim como preparação física e psicológica. Temos que avaliar o histórico do pacientes, assim como seus hábitos para criar um plano alimentar específico para busca do equilíbrio do organismo e ganho de performance. Ao prescrever um plano alimentar, a gente tem que avaliar os micro e macro nutrientes necessários ao bom desempenho de determinada atividade. Cada esporte demanda um tipo de demanda energética, então a gente tem que levar em consideração também os níveis de hidratação, para que tudo isso ocorra bem. Precisa conhecer a fundo rotina de preparação física, a dieta deve considerar os horários e duração de treino garantindo aporte de energia e de proteínas para recuperação muscular, isso associado a suplementação. Então a gente tem que ver uma dieta regular ao plano para prever modificações alimentares de acordo com os objetivos para cada evento, modalidade ou competições para aumentar a performance do atleta e a longevidade desse.

Principais atribuições do nutricionista esportivo:  Avaliação corporal, prescrições de dieta para os treinamentos específicos e também para competição. Desenvolver planos de hidratação, incluir o auxílio de ergogênicos e nutricionais na alimentação que são as suplementações e ajustar toda a parte mental do atleta .

Nutrição estilo de vida: bem provável que você deve pensar que em uma consulta de nutrição, você vai ter que fazer algum tipo de regime, vai ter que fazer alguma dieta restritiva, vai ter que sair de lá com inúmeras fórmulas caras, ou até mesmo um monte de suplementos e não é assim que funciona. Nutrição tem tudo a ver com quantidade. Você pode comer tudo aquilo que você gosta, mas na quantidades que o seu corpo precisa e não nas quantidades que você quer. Pra gente saber as quantidades, as calorias necessárias ao dia para atingir o seu objetivo, é necessário realizar avaliação física. Na avaliação física, a gente vai saber o quanto você tem de massa muscular, o quanto você tem de gordura visceral, nível de hidratação, e a taxa metabólica basal, a taxa metabólica basal, é super importante pra gente fazer a prescrição de orientação nutricional. Pois é ela que vai me informar o quanto você necessita de calorias ao dia pra gente chegar no seu objetivo. Então nutrição não tem nada a ver com algum tipo de regime ou algum tipo de restrições, mas sim um ajuste confortável que cabe dentro da sua rotina com os alimentos que você gosta e também a parte financeira.

Então não é fazer dieta e sim um ajuste de estilo de vida. Você vai comer o que você gosta, vai ter prazer em fazer essas refeições, vai ter o ajuste de quantidade no seu dia dia e assim vai ser mais fácil ter aderência no plano alimentar e dar sequência no seu tratamento, sem restrições, sem extremismo e sem gastar uma fortuna pra chegar no seu objetivo
Por que o vegetariano e vegano precisam procurar um atendimento nutricional? Para que não ocorram possíveis desequilíbrios e inadequações de nutrientes. Muitos pacientes veganos deixam de consumir laticínios e não sabem substituir por outra fonte de cálcio. Outros deixam de consumir ovo, que era uma excelente fonte de vitamina A. Existem outros que podem ficar com consumo deficitário de ômega 3. Portanto, o acompanhamento do nutricionista para esses pacientes é imprescindível. Em regra geral, a dieta tem que estar ajustada às necessidades do paciente, ajustando qualitativamente e quantitativamente.

NOSSAS UNIDADES
RUA VIEIRA DE MORAIS, 888 | CAMPO BELO
SÃO PAULO/SP - CEP: 04617-002
©2020/2024 VIVE LA VIE MEDICINA INTEGRATIVA