AGENDAMENTO DE CONSULTAS
NOSSAS UNIDADES
R. Vieira de Morais, 888 - Campo Belo
R. Emilia Marengo, 644 - Anália Franco
São Paulo/SP

Exames, Soroterapia e Endocrinologia

A medicina nos últimos anos tem passado por constantes mudanças, e atualmente ela tende a ser mais preventiva do que curativa, inclusive pelo fato de ser menos custoso  prevenir do que fazer a cura.  E o conceito da medicina da endocrinologia integrativa é justamente isso: abordar a saúde do paciente como um todo (saúde física, mental e psíquica).


A , pode avaliar isso de forma mais completa, diferente da forma que se fazia antigamente. Ex: Se o paciente estivesse no passado com humor deprimido, o médico simplesmente encaminha para um psiquiatra. Se estivesse com compulsão alimentar, encaminha para um psicólogo. Atualmente o endócrino avalia tanto esses sintomas, quanto deficiências com vitaminas, até a parte preventiva, como reposição de testosterona quando paciente apresenta queda nos exames laboratoriais, antes mesmo de apresentar sintomas. O mesmo acontece com diabetes, ao invés de tratar o paciente com a patologia, atualmente o pré-diabético já é tratado quando apresenta cenário inicial de alteração da quantidade de açúcar no sangue (resistência insulínica).

É importante realizar exames periódicos para prevenir doenças, atualmente existem muitas ferramentas para investigar. Inclusive o número de diagnósticos de doença aumentou muito recentemente, pois existiam muitas doenças subnotificadas. Isso se dá em uma melhora na qualidade de vida do paciente, e menor custo em por evitar tratamento de complicações maiores. 

O objetivo dos exames laboratoriais é justamente avaliar que por trás de uma simples queixa do paciente, podem haver diversos distúrbios relacionados àquela única alteração clínica. Por trás de um simples cansaço, pode haver anemia, disfunção tireoidiana, diminuição de produção de testosterona, síndrome metabólica com colesterol aumentado 

O objetivo dos exames laboratoriais é justamente avaliar que por trás de uma simples queixa do paciente, podem haver diversos distúrbios relacionados àquela única alteração clínica. Por trás de um simples cansaço, pode haver anemia, disfunção tireoidiana, diminuição de produção de testosterona, síndrome metabólica com colesterol aumentado 

O objetivo da soroterapia começa pela praticidade, para que o paciente não precise tomar uma quantidade alta de cápsulas ou comprimidos diariamente, o que pode causar uma sobrecarga hepática, além de melhor absorver o benefício do nutriente, quando se consome intramuscular ou endovenoso, por não ter metabolização hepática. Ex: Vitamina C quando consumida endovenosa, possui efeito anti-inflamatório, assim como a cúrcuma. Existem estudos mostrando os benefícios da utilização da Vitamina C em altas doses em pacientes pós Covid. A vantagem da soroterapia é atingir níveis plasmáticos que um tratamento via oral não seria possível atingir. Outro exemplo é o tratamento com ferro para cura de anemia: um tratamento via oral tem a duração de 3 meses, ao passo que se fosse realizado com soroterapia, com 4 a 6 sessões já resultaria em uma melhora considerável.

Ainda sobre os injetáveis. Existem pacientes que possuem alteração intestinal, chamada de disbiose. Nesses casos, um tratamento via oral não teria o medicamento absorvido. Já com a soroterapia o paciente foge dessa metabolização intestinal.

NOSSAS UNIDADES
RUA VIEIRA DE MORAIS, 888 | CAMPO BELO
SÃO PAULO/SP - CEP: 04617-002
R. EMILIA MARENGO, 644 - ANÁLIA FRANCO - SP
SÃO PAULO/SP - CEP: 03336-000
©2020/2023 VIVE LA VIE MEDICINA INTEGRATIVA