Embora muitos digam o contrário, não apenas ter, como manter a autoestima é algo fundamental para que se viva uma vida leve e feliz, tanto do ponto de vista físico, quanto mental. Hoje enfrentamos um momento delicado e gostar de si mesmo, é uma ótima maneira de encarar e atravessar as turbulências do mundo atual.

Se você anda fugindo do espelho e tem negligenciado o cuidado com si, a leitura de hoje é mais que obrigatória.

Escrevemos esse artigo para ele ser o ponto de virada na sua vida.

Bora conferir?

O que é autoestima?

Você já parou para se perguntar o que é autoestima?

A autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade. Se estamos realmente satisfeitos com o que somos, se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor.

Trata-se de uma avaliação própria e subjetiva que cada pessoa faz de si mesma, avaliando características físicas, emocionais e até mesmo comportamentais.

De acordo com psicólogos e neurologistas especializados em comportamento humano, a autoestima é baseada nos seguintes pilares:

  • Autoaceitação;
  • Autoconfiança;
  • Competência social;
  • Rede social.

A autoaceitação está relacionada com uma postura de si mesma como pessoa, e inclui uma série de elementos, que vão desde estar satisfeitos consigo mesmo e respeitar a si, se sentindo em casa no próprio corpo.

A autoconfiança, diz respeito a ter e manter uma relação positiva com relação às próprias capacidades e desempenhos. Incluindo convicções, auto desafios, suportar dificuldades e por fim, se superar.

A competência social é vista como a experiência e capacidade de fazer e manter contatos. Isso inclui lidar com outras pessoas nas mais variadas situações e alcançar flexibilidade por meio de respeito e aceitação das diferenças.

E por fim temos a rede social, que tem como significado estar ligada a uma rede de relacionamentos positivos. Isso inclui uma relação respeitosa e satisfatória com parceiros, família, amigos. Poder contar com eles e estar à disposição deles.

Quando um desses pilares é afetado, a autoestima pode ser afetada e dar lugar ao que conhecemos como baixa autoestima.

Baixa autoestima é junção de fatores e reflete diretamente nos hábitos e saúde

A baixa autoestima é uma condição totalmente contrária à autoestima.

Ela está diretamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio, falta de autoconhecimento, além de ter relação com momentos específicos, como dificuldades no trabalho, no relacionamento ou situações estressantes, como é o caso da pandemia do novo coronavírus.

Uma pessoa nesse estado apresenta uma série de comportamentos que passam por pouca confiança, infelicidade, insegurança e até mesmo tristeza.

Um ponto importante acerca da baixa autoestima, é que ela acaba por refletir diretamente nos hábitos de uma pessoa, fazendo com que ela deixe de lado uma alimentação saudável, exagere no consumo de bebidas alcoólicas e se entregue ao sedentarismo.

Baixa autoestima está relacionada com problemas de saúde

Como acabamos de citar, uma pessoa que deixa de praticar o autocuidado, mesmo que por um curto período, tem grandes chances de desenvolver problemas de saúde física e psicológica.

Com a falta de confiança em si mesmas, muitas pessoas que possuem planos e objetivos de maneira geral, acabam deixando essas metas de lado e ficam literalmente sem um rumo a seguir.

Dessa maneira as chances de desenvolvimento de problemas de torna muito maior.

Pandemia contribui para baixa autoestima

Como já abordamos em outros artigos aqui no blog, a situação atual de pandemia na qual estamos vivendo também contribui para a baixa autoestima, visto que a necessidade de um distanciamento social acaba por impossibilitar o compartilhamento de momentos, trocar experiências e ouvir outras pessoas.

Além disso, pressões por todos os lados, oriundas do trabalho remoto, das redes sociais e da autocobrança sempre existente, acaba gerando ansiedade, estresse que desencadeiam hábitos lesivos à saúde, como sedentarismo, má alimentação e até mesmo compulsão alimentar.

Com toda essa montanha-russa emocional, a tendência é que as pessoas acabem perdendo saúde.

Nesses tipos de situações, diferente do que muita gente pensa e acredita, não é preciso apelar para “pílulas milagrosas” ou medicamentos fortes para retomar as rédeas.

Simples ações, fáceis de serem colocadas em prática já surtem efeitos positivos no que diz respeito à recuperação da autoestima, refletindo diretamente na saúde física e mental.

Para te ajudar, separamos algumas dessas ações e vamos te mostrar como colocá-las em prática a seguir.

Boas práticas para recuperar autoestima e ganhar saúde

As melhores práticas para recuperar a autoestima e ganhar saúde envolvem:

  • Prática de atividades físicas;
  • Atividades mentais;
  • Realização de procedimentos estéticos.

Vamos te mostrar agora como cada uma dessas boas práticas pode trazer de volta a sua autoestima e consequentemente sua saúde.

Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas é fundamental para recuperação da autoestima.

Isso se dá pelo fato de que ela atua tanto na mente quanto no corpo. No momento em que nos movimentamos, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar generalizado.

A endorfina é popularmente chamada de hormônio da felicidade, pois quando produzida, deixa a pessoa naturalmente mais feliz.

Outro ponto que merece atenção na prática de atividades físicas é que como elas ajudam no gasto calórico, uma das suas principais consequências é a perda de peso. Com uma silhueta mais saudável e bonita, a baixa autoestima vai embora naturalmente.

Atividades mentais

As atividades mentais também são importantes, não apenas para recuperação, mas como para a manutenção da autoestima.

Quando se fortalece a mente, naturalmente se deixa de lado questões que antes poderiam ser um incômodo e o foco permanece apenas no que é necessário.

Praticar meditação guiada, fazer exercícios de respiração e trocar o celular pelos livros é uma ótima forma de ganhar saúde mental, que automaticamente se refletirá na autoestima.

Realização de procedimentos estéticos

E por último, mas não menos importante, além do cuidado com a parte física interna que é feito por meio de exercícios físicos e do cuidado com a mente, uma ótima forma de manter a autoestima lá em cima se dá por meio da realização de procedimentos estéticos.

Cuidar da pele e do corpo é uma maneira natural que homens e mulheres encontram como forma de se cuidarem e consequentemente afastarem a baixo autoestima.

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostrou que a procura por procedimentos estéticos aumentou durante a pandemia.

Trata-se de um reflexo natural, diante dos tempos que estamos vivendo.

Entre os melhores procedimentos podemos apontar as limpezas de pele, tratamentos contra acnes e espinhas e até mesmo técnicas inovadoras como é o caso do Coolscupting.

Se sentir bem consigo mesmo, é fundamental quando o assunto é autoestima.

Saúde e autoestima é na Clínica Vive La Vie

Quando o assunto é saúde física e mental em prol da autoestima, a Clínica Vive La Vie não mede esforços.

Com um corpo clínico diferenciado e humano, cuidamos do seu corpo, mente e aparência ao mesmo tempo. Garantindo saúde e afastando autoestima de uma vez por todas.

Não é à toa que a Clínica Vive La Vie é apontada como a melhor clínica multidisciplinar de São Paulo.

Aqui o cuidado e a atenção com os pacientes são completos!

Agende seu horário agora mesmo e recupere sua autoestima de forma simples e saudável.

Na Vive La Vie seus desejos se concretizam.