Todo ano é a mesma coisa, basta o calendário de aproximar de dezembro que as reuniões de fim parecem se multiplicar. Esses encontros então, ocorrem com colegas de trabalhos, amigos e familiares, e embora os círculos de pessoas mudem, existe algo comum que geralmente segue a mesma linha nessas celebrações: o famoso enfiar o pé na jaca.

Depois de quase dois anos de pandemia, vacinação acelerada e em altos índices, 2021 promete um verdadeiro “boom” de festas de finais de ano, contudo o simples fato de haver fartura não significa necessariamente que seja obrigatório exagerar no consumo de comidas e bebidas.

Se você busca se divertir, comer com qualidade, mas não quer meter o pé na jaca nas festas de fim de ano, saiba que você não está sozinha.

Foi pensando em pessoas como você que criamos o artigo de hoje onde vamos falar dos riscos e perigos dos exageros das festas de fim de ano e te dar dicas simples de serem colocadas em prática para não enfiar o pé na jaca e aproveitar sem deixar a saúde de lado.

Não deixe de conferir.

O perigo dos exageros das festas de fim de ano

Comer é um dos grandes prazeres da vida, isso é inegável. Contudo, quando se perde o controle, tanto da ingestão de pratos calóricos, bem como do consumo de álcool, automaticamente se coloca a saúde em risco.

Assim, entre os principais riscos de enfiar o pé na jaca nas festas de fim ano estão:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Disbiose intestinal;
  • Alteração dos níveis de glicose no sangue;
  • Sobrecarga hepática;
  • Acúmulo de líquidos;
  • Desregulação dos padrões de sono;
  • Instalação e manutenção de quadros de desidratação.

É comum que reuniões muito próximas umas das outras afete a saúde de muita gente, mas a boa notícia é que é possível aproveitar todo e qualquer tipo de confraternização sem exagerar.

E é exatamente isso que vamos mostrar no próximo tópico.

8 Dicas para não enfiar o pé na jaca o pé na jaca nas festas de fim de ano

Agora que você já conhece os principais riscos que os abusos das festas de fim de ano podem causar à sua saúde é hora de conhecer dicas funcionais, simples de serem colocadas em prática que farão toda a diferença na hora de você curtir a gastronomia da melhor época do ano.

Vamos conferir?

1. Prepare-se antecipadamente 

Alguns dias antes da confraternização prepare-se do ponto de vista nutricional e invista em uma alimentação menos calórica e gordurosa. Não precisa apelar para a restrição, mas apenas selecionar melhor o que vai comer.

Coma de forma fracionada ao longo do dia para não chegar à festa com muita fome e acabar enfiando o pé na jaca.

2. Aposte na hidratação antes, durante e depois

Confraternizações de final de ano costumam ser regadas à bebida, comidas com excesso de sódio e proteína. Ou seja, a combinação perfeita para desidratação e sobrecarga dos rins.

Assim, o ideal é apostar na hidratação, antes, durante e após toda e qualquer festa que participar.

Aumentar o consumo durante o dia é uma estratégia muito interessante. Quando chegar na festa e estiver apreciando seu drink ou bebida favorita intercale com goles de água e assim que chegar em casa, continue a se hidratar.

Esse tipo de ação ajuda a manter o bom funcionamento renal, evita inchaços e ainda ameniza dores de cabeças e ressacas pesadas no dia seguinte.

3. Não deixe de se exercitar

Infelizmente, é muito comum que as pessoas abandonem a prática de atividades físicas nessa época do ano.

Mas o ideal aqui é não abandonar a prática de exercícios físicos nessa época do ano.

Independentemente do personal trainer estar de férias ou a academia estar de recesso, uma caminhada já ajuda.

Como o consumo calórico aumenta nessa época do ano, é fundamental gastar mais calorias.

4. Pegue leve no açúcar

Quando o assunto for as sobremesas é importante variar e sempre que possível optar pelas mais funcionais.

Você pode comer um pedaço de bolo ou o doce que sua tia preparou, mas sempre que possível pegue leve com o açúcar. Optar por frutas da estação é uma ótima estratégia para manter seus níveis de glicose sob controle.

5. Faça trocas inteligentes

Fazer trocas inteligentes é outra excelente opção para não meter o pé na jaca nas festas de fim ano.

Ao invés de preparações fritas submersas em óleo, dê preferências para pratos que sejam grelhados ou assados.

O mesmo vale para alimentos preparados com temperos refinados, como é o caso das farinhas, optar por farinhas integrais é outra estratégia interessante e benéfica à saúde.

6. Não abandone a salada

A exemplo do que ocorre com as atividades físicas, é comum que muita gente deixe a salada de lado nessa época do ano, mas isso é um erro.

Começar confraternizações e ceias pela salada promove saciedade, evita a absorção de frituras e açúcar e garante a integridade das células intestinais.

Por isso, sempre comece com um pouco de verde no prato.

7. Use o prato ao seu favor

E por falar em prato, utilizar o prato ao seu favor é outra estratégia interessante e pouco divulgada que ajuda muita gente a não enfiar o pé na jaca nas festas de final de ano.

Pode até não parecer, mas montar a refeição em um prato grande, automaticamente faz com que você pegue mais comida.

Dessa forma, optar por pratos menores, garantem um menor consumo e te ajuda a se manter mais saudável.

8. Não se culpe ou use técnicas punitivas

E por último, mas não menos importante não se culpe por excessos ou faça uso de técnicas punitivas.

Exagerou? Deixa o organismo trabalhar e olhe pelo lado positivo: você encontrou amigos e/ou familiares queridos e viveu ótimos momentos com eles.

Por fim, usar técnicas punitivas, como ficar sem comer, é algo extremamente errado, mas que muita gente ainda faz.

Para se recuperar de um dia de excessos, o organismo precisa de energia, e a melhor forma de fornecer energia para o organismo é por meio de uma alimentação equilibrada e balanceada.

Conte com ajuda profissional antes e depois das festas 

Tão importante quanto colocar em prática as dicas que acabamos de te dar, é poder contar com a ajuda de profissionais da saúde para te orientar antes ou após as festas.

Com um corpo clínico diferenciado que conta com médicos, nutricionistas e educadores físicos a Clínica Vive La Vie é o melhor lugar para quem busca um ano novo repleto de saúde e boa forma.

Não deixe sua saúde para o ano que vem.

Agende seu horário agora mesmo e garanta um final de ano com o máximo de saúde física e mental.

A Clínica Vive La Vie é completa!