De que forma a pandemia trouxe mudanças na saúde da população?
O que antes acontecia apenas em filmes de ficção, invadiu a vida de muita gente em uma dura realidade. Mais precisamente no dia 11 de março de 2020 o mundo se viu imerso em uma nova pandemia, que mostrou extrema destreza em afetar a saúda da população em geral tanto do ponto de vista físico, quanto mental.
Como prezamos por uma abordagem mais humanizada e completa, resolvemos produzir esse artigo onde vamos mostrar de que maneiras a pandemia afetou a saúde da população e quais ações, e caminhos devem ser seguidos pensando na manutenção e recuperação do bem-estar generalizado.
Se você se sentiu afetado pela pandemia de alguma maneira, não pode deixar de conferir o conteúdo a seguir.
Pandemia quebrou paradigmas
Algo que precisa ser dito sobre a atual pandemia do novo coronavírus é que ela veio para quebrar uma série de paradigmas.
Não existe uma pessoa sequer no Brasil e no mundo que não teve sua rotina afetada de alguma forma.
De maneira praticamente universal, parques, academias, escolas e escritórios foram fechados, empurrando muita gente para uma vida para a qual ainda não estavam preparadas para enfrentar.
Se por um lado isso pode ser visto como positivo no que diz respeito a aceleração de processos, por outro, o impacto sobre a rotina de muita gente acabou surtindo um efeito negativo.
Além de afetar diretamente a saúde respiratória dos infectados, o Sars-CoV2 acometeu indiretamente o bem-estar psicológico e físico de muita gente, como vamos falar adiante.
Coronavírus e o impacto na saúde mental
O primeiro impacto da pandemia se deu de maneira direta sobre à saúde mental.
Como citado no parágrafo de abertura, essa é a primeira pandemia que o mundo moderno e globalizado enfrenta.
Com o alto poder de conexão e amplo acesso à informação, naturalmente as pessoas passaram a consumir um grande volume de notícias voltadas à pandemia.
De acordo com dados divulgados pelo Observatório Febraban/Ipespe, 57% dos brasileiros foram afetados do ponto de vista mental em decorrência da pandemia.
Outra pesquisa, essa realizada pela USP e divulgada pela CNN constatou que o Brasil lidera os casos de pessoas com ansiedade e depressão durante a pandemia do novo coronavírus.
O estudo concluiu que embora sejam eficazes e necessárias para conter o avanço do vírus, as medidas de distanciamento aumentaram os casos de ansiedade e depressão que hoje afetam 63% e 59% dos brasileiros, respectivamente.
Sedentarismo pode causar uma nova pandemia
Além do impacto psicológico, é importante ressaltar que a pandemia também traz efeitos à nossa saúde física.
Quando discutimos os impactos causados pela Covid-19 no dia a dia e na saúde dos brasileiros, além da questão mental, o sedentarismo ocupa um local de destaque e preocupação para os profissionais da saúde.
Afinal, com a necessidade de manter um distanciamento por conta da pandemia há mais de um ano, muita gente deixou de se exercitar como deveria.
De acordo com estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física dentro do volume esperado.
A recomendação hoje é de que sejam feitas de 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas moderadas a vigorosas por semana.
É justamente por isso, que a instituição tem feito alertas recentes sobre o risco de uma nova pandemia de problemas de saúde em decorrência da explosão de sedentarismo iniciado em 2020.
É importante ressaltar que uma pessoa sedentária se torna mais suscetível e predisposta a adquirir doenças crônicas que muitas vezes não possuem cura e que podem ser apenas controladas por medicações e tratamentos contínuos. Os principais exemplos nesse caso são:
- Diabetes;
- Hipercolesterolemia;
- Aumento da pressão arterial;
- Obesidade;
- Câncer.
Piora na alimentação também é notória
A piora da alimentação durante a pandemia foi algo notório por médicos e nutricionistas.
Com o receio da exposição, muitas pessoas aumentaram o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, sódio, corante e demais conservantes que são lesivos à saúde, tanto do ponto de vista físico, quanto mental.
A má alimentação, contribui de maneira direta para o aumento do sedentarismo e dos quadros de ansiedade e depressão.
Além disso, quando não há uma ingestão adequado de nutrientes como vitaminas e minerais, o sistema imune passa a funcionar de maneira pouco funcional, tornando o organismo mais vulnerável às complicações da Covid-19.
Cuidar da saúde na pandemia é possível
Embora seja inegável que a pandemia tenha afetado a rotina de todos, algo importante de mencionarmos, é que é sim, possível cuidar da saúde, mesmo em tempos tão difíceis quanto o que estamos enfrentando. Mas para isso, é preciso de um pouco de força de vontade e organização.
Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas simples e funcionais de serem colocadas em prática que são de grande valia na hora de cuidar do corpo e da mente.
Vamos conhecer cada uma delas?
Cuidados com a saúde mental
Os cuidados com a saúde mental são relativamente simples e não precisam de muito tempo para serem colocados em prática. Os principais são:
- Exercícios de respiração;
- Meditações guiadas por meio de apps ou vídeos no YouTube;
- Leituras frequentes;
- Uso de aromaterapia.
Tirar de 10 a 15 minutos de manhã antes do expediente para meditar ou realizar exercícios de respiração, ler alguns minutos antes de dormir e usar óleos essenciais são medidas simples e eficazes para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e depressão causados pela pandemia.
Atenção à saúde física
Tão importante quanto dar atenção à saúde mental, é atentar-se à saúde física. Movimentar-se é preciso, necessário e diferente do que muitos imaginam, é algo totalmente plausível de ser feito em casa.
As melhores ações de atenção à saúde física na pandemia são:
- Realização de exercícios de força em casa;
- Alongamentos;
- Caminhadas ao ar livre.
Exercícios de força, são importantes para preservação da saúde muscular, assim como os alongamentos. Essas atividades podem ser feitas com o uso de utensílios domésticos, como sacos de alimentos e embalagens de produtos de limpeza, por exemplo.
Além disso, realizar caminhadas ao ar livre, com o uso das máscaras é outra forma de atividade, inclusive recomendada por profissionais da saúde.
Toda essa movimentação, garante um equilíbrio hormonal, que também ajuda na manutenção e recuperação da saúde mental.
Ponderando a alimentação
E por último, mas não menos importante, é necessário ponderação com a alimentação. Para se alimentar de maneira mais saudável durante a pandemia, as ações são extremamente simples:
- Mantenha uma rotina alimentar;
- Dê preferência para alimentos naturais;
- Faça trocas inteligentes;
- Preze pelo equilíbrio.
Manter a rotina alimentar durante a pandemia é fundamental.
Assim, evite pular refeições, quando isso acontece, as chances de você abusar na questão calórica em uma próxima refeição são grandes.
Prefira frutas, legumes e verduras ao invés de alimentos industrializados e junkfoods. Além disso, fazer trocas inteligentes também é uma ótima ideia, ao invés de comer um chocolate ao leite, prefira um chocolate com maior teor de cacau, por exemplo.
E por fim, lembre-se de prezar pelo equilíbrio. Você pode comer tudo o que tiver vontade, basta não ingerir grandes quantidades.
Conte com a Clínica Vive La Vie para te ajudar
Embora seja possível inserir pequenas mudanças em sua rotina, contar com ajuda profissional nesse momento tão delicado é algo que deve ser feito.
Pensando em todos os nossos pacientes amigos, adotamos um rígido protocolo sanitário em nossas dependências para que todos possam ser atendidos com o máximo de segurança.
Para aqueles que ainda não se sentem seguros para sair de casa, também estamos atendendo em regime de telemedicina, que foi autorizado pelo CFM.
Com isso, é possível realizarmos um atendimento seguro e humanizado mesmo à distância.
Com diferentes possibilidades de atendimento e com profissionais aptos e preparados para cuidar de sua saúde física e mental durante a pandemia, a Clínica Vive la Vie, mais uma vez se coloca como referência na atenção aos pacientes na cidade de São Paulo.
Não espere a pandemia acabar para praticar o autocuidado.
Clique aqui e agende seu horário agora mesmo.
Sua saúde é o nosso principal objetivo.