Saiba o que é o exame de bioimpedância, por que ele é considerado a melhor forma de avaliação corporal e como usá-lo como ponto de partida para uma vida saudável.

A maioria das pessoas, quando inicia algum tipo de dieta ou atividade física, se concentra em apenas uma coisa: a perda de peso. Para muita gente a única coisa que importa é a redução de alguns quilos o mais rápido possível. Entretanto, isso não é uma boa ideia, uma vez que a composição corporal deve ser avaliada de maneira global e a melhor forma de se fazer essa avaliação se dá por meio do exame de bioimpedância.

A bioimpedância é, na verdade, um exame muito rápido de ser feito, capaz de determinar parâmetros fundamentais para o acompanhamento de saúde, montagem de estrutura de treinos e desenvolvimento de planejamentos alimentares específicos.

No artigo de hoje, vamos te mostrar tudo sobre esse exame, quais são suas peculiaridades, como ele é feito e qual é a forma de preparo para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis.

O que é o exame de bioimpedância afinal?

O exame de bioimpedância é um exame que consiste na análise da composição corporal indicando de maneira muito próxima à realidade a quantidade de músculos, ossos e gorduras que uma pessoa tem.

Trata-se de um exame muito importante e interessante para quem busca uma análise profunda e detalhada de sua composição corporal para realização de planos de treinos e alimentação.

Quando realizado por um nutricionista, o exame de bioimpedância auxilia na busca e no alcance de resultados importantes que estejam alinhados com o desejo e objetivos do paciente.

Alto índice de confiança

Hoje o exame de bioimpedância é considerado um dos métodos mais confiáveis de avaliação corporal, sendo superior ao uso do famoso e desconfortável adipômetro.

Isso porque sua forma de atuação age de maneira profunda, o que garante um acompanhamento profundo e minucioso da evolução do paciente de forma simples e, ao mesmo tempo, eficaz.

Como o exame é feito?

O exame de bioimpedância é feito por meio do uso de equipamentos especiais que possuem placas de metal ou eletrodos que conduzem uma corrente elétrica fraca capaz de atravessar todo o corpo do paciente.

Esse exame pode ser realizado de duas maneiras. Na primeira o paciente deve se deitar em uma maca onde serão colocados dois eletrodos em seu punho e outros dois no seu pé, todos conectados ao aparelho de bioimpedância.

Na segunda, o paciente precisa apenas se posicionar descalço sobre uma balança que possui duas placas de metais e segurar com ambas as mãos um “tipo de volante” que também dispõe de duas placas metálicas.

Em ambas as variações do exame, a corrente elétrica percorrerá todo o corpo do paciente para que o resultado seja expresso.

É importante ressaltar que essa corrente elétrica é imperceptível, assim o paciente não sente nada durante o exame. Trata-se de uma avaliação corporal completa e totalmente indolor.

Outra colocação importante de ser feita é que essas duas formas de realizar o exame de bioimpedância são as mais precisas e completas.

Isso porque existem equipamentos de bioimpedância que possuem apenas placas metálicas no pé, avaliando de maneira qualitativa apenas a metade do corpo.

Por isso, é importante buscar clínicas e profissionais que utilizem equipamentos de bioimpedância com quatro pontos de aferição – dois eletrodos nos pés e nos punhos ou duas placas de metais sobre os pés e uma cada em mão.

À esses equipamentos se dão o nome de bioimpedância tetrapolar e apresentam os resultados mais fidedignos.

Forma de funcionamento e expressão de resultados

Muita gente se pergunta: Qual é a forma de funcionamento da bioimpedância? Como os resultados são expressos?

A bioimpedância é um aparelho inteligente que faz uso de uma tecnologia desenvolvida por físicos.

Como citado, o equipamento de bioimpedância emite uma pequena corrente elétrica. Sabe-se que a eletricidade é melhor conduzida por íons presentes nos fluídos corporais.

A partir desse princípio, é possível determinar a quantidade de água corporal, geralmente expressa em porcentagem.

Tecidos que possuem mais água e íons em sua composição, como é o caso de músculo e sangue, oferecem menor resistência (menor impedância) à passagem da corrente elétrica, o que não ocorre com tecido adiposo (gordura), pele e ossos que conduzem a eletricidade de maneira deficiente.

Por meio desse princípio tecnológico é possível ter acesso a informações detalhadas como:

  • Percentual de água corporal;
  • Percentual de massa muscular;
  • Percentual de gordura corporal;
  • Peso ósseo.

Resultados adicionais expressos pela bioimpedância

Além de expressar percentual de massa muscular, gordura, água e ossos, o exame de bioimpedância é capaz de estimar alguns outros resultados adicionais que podem ser vistos logo abaixo.

Taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal é a estimativa do gasto energético necessário para manter as funções vitais do organismo. Ela é calculada e está diretamente ligada ao peso e à quantidade de músculos.

Ingestão calórica diária

A ingestão calórica ofertada pela bioimpedância é a estimativa energética necessária para manter a taxa de metabolismo basal mais os gastos provenientes de atividades físicas.

Idade Metabólica

A idade metabólica corresponde à taxa metabólica basal média determinada pela idade cronológica.

Caso a idade metabólica seja maior do que a idade cronológica (que é a idade em anos) significa que é preciso melhorar a composição corporal por meio de atividades físicas e alimentação adequada.

É importante ressaltar que esses resultados adicionais são aproximados e devem ser avaliados pelo profissional que está realizando o exame.

Como obter os melhores resultados no exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância é muito sensível, por isso, existe um preparo prévio que deve ser orientado pelo profissional e seguido pelo paciente para que os melhores resultados possíveis sejam obtidos.

O preparo consiste nos seguintes passos:

  • Realizar jejum de pelo menos 4h antes do exame;
  • Não ingerir bebida alcoólica 8h antes do exame;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína, como chocolate, chás e cafés antes da realização do exame;
  • Evitar atividade física intensa ou sauna de 24h a 12h antes da realização do exame;
  • Não estar no período menstrual;
  • Se possível esvaziar a bexiga antes da realização do exame;
  • Retirar metais do corpo, como brincos, anéis, piercings, correntes e relógios;
  • Usar roupas leves.

Seguir todo esse preparo prévio é fundamental para que o resultado expresso pelo exame de bioimpedância seja o mais assertivo possível.

Realização do exame deve ser constante

Para um acompanhamento adequado de evolução, os pacientes devem realizar o exame de bioimpedância de maneira constante.

Uma ótima média de intervalo de tempo entre os exames é de 3 meses.

Contraindicações

Como em muitos outros exames, existe um público contraindicado para a realização do exame de bioimpedância. São eles:

  • Usuários de marcapasso ou outros aparelhos elétricos implantados no corpo;
  • Pessoas que possuem peças metálicas no corpo, como placas e parafusos;
  • Grávidas ou mulheres com suspeita de gravidez.

Bioimpedância é na Clínica Vive La Vie

Referência em atendimento médico e nutricional, a Clínica Vive La Vie conta com equipamento de bioimpedância tetrapolar, assim como profissionais capacitados para interpretação e condução de um tratamento individualizado e totalmente assertivo.

Que tal começar 2021 conhecendo sua composição corporal de maneira exata e precisa e com isso ter tanto um planejamento alimentar quanto uma sequência de treinamentos montados à risca para você?

Para isso é só clicar aqui e agendar seu exame agora mesmo. Com a Clínica Vive La Vie seus objetivos se tornam realidade!