Um mal que passa despercebido de nossos olhos muitas vezes, mas que a longo prazo pode ser fortemente prejudicial à saúde. Estamos falando do consumo em excesso de açúcar!

Presente em grande parte dos alimentos, o açúcar tem uma lista extensa de malefícios e nunca é demais mencionarmos para servir como alerta. Além de ser altamente calórico (o que atrapalha quem está buscando resultados estéticos), ainda aumenta o risco de depressão, prejudica a qualidade da pele (acelera o envelhecimento) e aumenta as chances de uma resistência insulínica. 

É fato que o consumo do açúcar gera um prazer momentâneo ao paladar, sendo esse o principal motivo de muitas pessoas sentirem necessidade no consumo de doces e afins. Mas será que esse prazer vale a pena mesmo? 

O consumo de açúcar resulta em reações em nosso corpo e gera diversas alterações em nossa saúde, sendo o responsável pela inflamação de artérias e veias, e aumentando o risco de infarto, derrame e varizes. Em decorrência das citocinas inflamatórias liberadas pelo açúcar, o corpo reage com dores e tem as articulações prejudicadas.

Os rins também são prejudicados pela quantidade de açúcar no organismo, tendo em vista que atrapalha o fluxo sanguíneo. Outro ponto relacionado, é que o diabetes é uma das principais causas da insuficiência renal. 

Bom, já entendemos que a substância vai na contramão da saúde e um ponto de alerta deve ser ligado em relação ao consumo do açúcar em excesso. Quer acompanhar sua saúde mais de perto? Conte conosco com o time da

clínica Vive La Vie!