Um dos principais problemas trazidos pela pandemia de covid-19 foi o abre e fecha de espaços públicos que fez com que muita gente que se exercitasse reduzisse ou até mesmo parasse de se movimentar. Agora com o avanço da vacinação e muita gente já imunizada, é hora de voltar à ativa, mas sem deixar de lado os cuidados com a saúde após um período parado.

Se você faz parte do grupo de pessoas que eram fisicamente ativas antes da pandemia e não vê a hora de voltar a malhar, saiba que alguns cuidados devem ser levados em consideração até que você recupere o ritmo e o fôlego novamente.

Se você já está vacinada e imunizada, então, certamente é hora de voltar à ativa. E para te ajudar nesse retorno, nós preparamos um artigo mais do que especial para você. Vamos conferir?

A importância de voltar à ativa

Voltar à ativa e retomar os cuidados com a saúde é muito importante não apenas para quem já tinha o hábito de se exercitar, mas também por aqueles que levavam uma vida mais sedentária.

A prática regular de atividades físicas é a melhor maneira de se manter saudável e até mesmo ajudar o organismo de quem teve Covid-19 a se recuperar de forma mais acelerada.

Os principais benefícios de se exercitar nesse delicado momento de pandemia são:

  • Fortalecimento de músculos e articulações;
  • Controle, manutenção e perda de peso;
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Controle da glicose sanguínea evitando diabetes tipo II;
  • Prevenção e melhora de quadros de ansiedade e depressão;
  • Amenização de possíveis complicações em caso de infecção por covid-19.

No entanto, um erro muito cometido por quem ficou muito tempo parado nesse período é a retomada da prática de atividade física na mesma intensidade de antes.

Depois de um grande período parado, tentar recuperar o tempo perdido em um curto prazo pode ser perigoso e resultar em lesões.

Logo, é importante não ter pressa, mas também não perder tempo.

Para te ajudar nessa retomada, separamos 5 dicas fundamentais para voltar à ativa e retomar os cuidados com saúde.

5 dicas para voltar à ativa e retomar os cuidados com a saúde

Embora a pressa e o desejo de voltar à ativa e retomar os cuidados com saúde sejam grandes para muita gente, é preciso ser cauteloso nesse momento de regresso.

Para te ajudar nessa questão separamos 5 dicas simples de serem colocadas em prática que farão toda a diferença nesse momento. Confira!

1. Comece fazendo atividades físicas ao ar livre

Se você frequentava academia, clínicas, boxes de crossfit ou outros lugares fechados para praticar atividades físicas antes da pandemia começar, pode estar sentindo um pouco de preguiça e até mesmo um pouco de indisposição.

Por isso, antes de retornar às suas atividades, passe por um período de transição por meio de atividades ao ar livre, tais como caminhadas, pedaladas ou corridas leves em parques.

O contato direto com o meio ambiente aumenta a disposição, espanta a preguiça e te deixa mais animada.

2. Não deixe de lado as medidas de prevenção à Covid-19

Já tendo se vacinado ou não, é importante lembrar que ainda estamos em pandemia e o vírus ainda circula por aí, inclusive sofrendo mutações que podem reduzir a eficácia das vacinas.

Por isso, quando voltar para a academia, para o box de crossfit, para o pilates, aulas de funcional lembre-se de manter o uso de máscaras, álcool em gel e manter um distanciamento físico.

Como se sabe essas são medidas cientificamente comprovadas para evitar a transmissão viral.

3. Faça uma reeducação alimentar

A pandemia modificou os hábitos alimentares de muita gente, e é muito provável que você não tenha escapado dessa modificação de hábitos.

Longos períodos em casa, longe de colegas de trabalho e amigos, fizeram com que as pessoas ficassem mais tristes e quando isso acontece, é natural que se busque conforto por meio do consumo de alimentos mais calóricos e consequentemente pouco saudáveis.

Assim, seja sincera consigo mesma, avaliando a sua alimentação e aos poucos reeduque sua alimentação para o que era antes.

E aqui cabe um aviso muito importante: Não precisa fazer alterações drásticas ou mudar tudo de uma hora para outra.

O processo de reeducação deve ocorrer de forma contínua e linear.

Definir pequenas metas ao longo do tempo é uma ótima forma de lograr êxito nessa questão.

4. Mude hábitos preguiçosos

Depois de um longo período dentro de casa é natural que estejamos mais preguiçosos.

Sem a necessidade de acordar mais cedo, pessoas passaram a dormir até mais tarde, deixaram de cuidar da aparência e passaram a ficar mais tempo no celular.

Tenha em mente que esse tempo já passou!

Aos poucos vá mudando esses hábitos preguiçosos.

Criar uma rotina de sono adequada, cuidar da aparência e passar menos tempo no celular são ações importantes para voltar à rotina e retomar os cuidados com a saúde física e mental.

Acompanhamento médico é passo fundamental

E tão importante quanto voltar à ativa, é conferir se está tudo bem com a sua saúde antes desse retorno à rotina de antes.

E para essa avaliação, você precisa obrigatoriamente agendar seu horário na Clínica Vive La Vie.

Com um corpo clínico de profissionais capacitados e realização de exames laboratoriais, a Clínica Vive La Vie é o local mais do que completo para você retomar os cuidados com a saúde.

O mundo passou e ainda passa por um período conturbado de saúde pública, mas a boa notícia é que com o avanço da vacinação, a normalidade está voltando aos poucos.

Dessa maneira, para se preparar para o novo normal o seu lugar é junto aos profissionais da Vive La Vie.

Sua saúde e bem-estar sempre serão prioridades para nós.