Seja para um processo de emagrecimento, ou para organizar e equilibrar sua alimentação, contar com um acompanhamento nutricional é fundamental para manter seu organismo saudável, proporcionando ao mesmo tempo qualidade de vida e bem-estar.

Muita gente acredita que para emagrecer basta apenas parar de comer. Esse é um erro muito comum, que pode sim levar as pessoas à perda de peso, mas ao mesmo tempo, esse tipo de ação afeta também à saúde como um todo.

Pensando em te informar de maneira científica e verdadeira, hoje vamos te explicar o motivo pelo qual o acompanhamento nutricional é indispensável para quem deseja emagrecer.

Se você já buscou diversas alternativas para perder peso, mas ainda não procurou um nutricionista, é hora de tirar um tempinho do seu dia e ler o artigo de hoje. Sua vida certamente irá mudar depois desse conteúdo.

Entendendo a atuação do nutricionista

A nutrição é a área da saúde completamente voltada às necessidades nutricionais do ser humano.

Nenhuma outra área compreende tão a fundo a interação dos alimentos com o organismo como a nutrição, e o profissional formado nessa área é o famoso nutricionista!

O nutricionista é responsável por levar a informação aos seus pacientes sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes e organizar a rotina alimentar das pessoas por meio da inclusão de alimentos que se encaixem na individualidade e realidade de cada um.

Dessa maneira quem procura acompanhamento nutricional não apenas consegue perder peso, mas acaba por ganhar saúde física e mental de maneira simultânea.

O papel do acompanhamento nutricional individual na hora de emagrecer

Como citado, infelizmente a maioria das pessoas acredita que para perda de peso, é necessário apenas parar de comer.

Embora o déficit energético para o processo de emagrecimento seja importante, optar apenas por ele na hora de emagrecer pode ser perigoso.

Existem muitas nuances envolvidas na perda de peso, como por exemplo desequilíbrio hormonal, processos inflamatórios pré-existentes e principalmente fatores genéticos.

Por isso, apenas ingerir menores quantidades não é garantia alguma de perda de peso, mas sim, uma maneira eficaz de colocar sua saúde em risco.

E é aí que o acompanhamento nutricional individual entra: o nutricionista te ajuda a emagrecer sem perder saúde.

Por meio de uma análise profunda e detalhada, o nutricionista desenvolve um planejamento alimentar de acordo com a realidade e o objetivo de cada paciente, para que o alvo, nesse caso o emagrecimento seja atingido de maneira eficaz e sem nenhum tipo de dano ao organismo.

Acompanhamento nutricional X dietas da internet

Existe um famoso ditado no universo de nutricionistas que diz o seguinte: A internet possui todas as dietas do mundo, exceto uma: a sua!

E isso é uma grande verdade.

Quem nunca seguiu uma dieta de internet e até conseguiu emagrecer, mas depois ganhou todo o peso novamente?

Ou então, quem nunca seguiu uma dieta da moda, indicada por blogueiros e coaches sem formação, e se sentiu fraco?

O acompanhamento nutricional leva em consideração uma série de nuances de cada paciente, mantendo-o nutrido e saudável, enquanto as dietas da internet só levam em consideração uma coisa: contagem e déficit de calorias.

A simples contagem de calorias é algo que já caiu por terra há muito tempo. Hoje nutricionistas sérios e competentes levam em consideração.

Enquanto o acompanhamento nutricional te oferece nutrientes em quantidades adequadas em termos de energia para promover uma perda de peso saudável, as dietas da internet promovem uma privação energética e nutricional, danosa à sua saúde em curto, médio e longo prazo.

É mais do que claro que o acompanhamento profissional sempre será a melhor indicação.

Benefícios de buscar um acompanhamento nutricional profissional

Os principais benefícios de se buscar um acompanhamento com nutricionista são:

  • Conhecer melhor os alimentos e fazer escolhas alimentares mais saudáveis;
  • Mais disposição e bem-estar;
  • Prevenção de doenças e funcionamento do sistema imunológico;
  • Melhora da disposição física e mental;
  • Manutenção de saúde na hora de emagrecer;
  • Mudanças de hábitos.

Como funciona o acompanhamento nutricional?

O acompanhamento nutricional é dividido em uma série de passos que envolvem não apenas a ação do nutricionista, mas também do paciente.

Para um acompanhamento ter sucesso, é preciso que as duas partes se empenhem em prol do objetivo.

Os principais passos de um acompanhamento com o nutricionista são:

  • Consulta;
  • Elaboração de planejamento alimentar;
  • Acompanhamento de resultados.

Vamos falar agora sobre cada um desses passos, para que você compreenda de forma prática como funciona um acompanhamento nutricional profissional.

Passo 1: consulta

Todo e qualquer tipo de acompanhamento com nutricionista se inicia com uma consulta.

É nessa consulta que paciente e profissional irão conversar sobre uma série de detalhes.

Nesse primeiro encontro são avaliados os hábitos e preferências alimentares, rotinas diária e semanal, avaliação de exames e realização de exame de avaliação corporal, podendo ser utilizada a bioimpedância do paciente.

Com todas essas informações em mãos, o nutricionista passa então para o passo seguinte.

Passo 2: elaboração do planejamento alimentar

Depois de conhecer tudo sobre o paciente, o nutricionista parte então para a elaboração do planejamento alimentar individualizado.

Nesse planejamento constam opções alimentares dentro da preferência e da rotina individual, levando em conta o principal objetivo do paciente que é a perda de peso.

Toda a anamnese inicial é fundamental para que o profissional entenda qual é a realidade e preferências do paciente para que o planejamento possa ser seguido sem dificuldades.

A adesão ao planejamento alimentar é parte importante do sucesso rumo ao processo de perda de peso.  E é aqui que entra o trabalho em equipe.

Depois de entender a realidade, necessidades e objetivos do seu paciente, o papel do nutricionista é elaborar um planejamento fácil de ser seguido.

Ao paciente cabe seguir o planejamento que foi elaborado de acordo com sua realidade, necessidade, objetivos e preferência.

Passo 3: acompanhamento de resultados

Depois da consulta inicial e da elaboração do planejamento alimentar é hora de acompanhar os resultados.

Em períodos pré-determinados, paciente e nutricionistas se encontram para debater a adesão ao planejamento alimentar, realizar novas avaliações corporais e realizar mudanças pontuais na alimentação.

Durante o acompanhamento podem ser incluídos novos objetivos, assim como novas estratégias podem ser traçadas.

Acompanhamento com nutricionista muda sua relação com os alimentos

Quando o assunto é alimentação você não deve fazer uma dieta, mas sim buscar um acompanhamento nutricional.

Enquanto dietas possuem dia e hora para acabar, um acompanhamento nutricional te ensina a fazer melhores escolhas alimentares e muda literalmente sua relação com os alimentos, proporcionando mais saúde, sem nenhum tipo de pressão ou metas irreais.

O acompanhamento com nutricionista de maneira individualizada respeita suas preferências, sua realidade e acima de tudo o seu tempo.

Acompanhamento nutricional individualizado é na Vive La Vie

Agora que você já sabe tudo sobre acompanhamento nutricional, saiba que é a Clínica Vive La Vie é o melhor lugar para você encontrar um nutricionista parceiro para te ajudar a emagrecer sem pressão e com muita saúde.

Com um corpo clínico repleto de especialistas em nutrição, realização de exames laboratoriais e a avaliação corporal por meio de bioimpedância, a Vive La Vie é a melhor opção para quem busca um acompanhamento individual com nutricionista.

Deixe de lado dietas de internet.

Aqui na Vive La Vie você encontra profissionais humanizados aptos para te ajudar a emagrece de maneira saudável e sem nenhum tipo de pressão.

Mudar sua relação com os alimentos e emagrecer com saúde nunca foi tão fácil.

Para agendar seu horário e ver sua vida se transformar é só clicar aqui!

O que você deseja, a Clínica Vive La Vie faz acontecer!