Tanto a pessoa que come carne, quanto o vegetariano podem ter uma alimentação saudável ou não.

O que acontece é que o vegetarianismo está ligado a uma alimentação mais saudável porque inclui mais cereais integrais na dieta – quanto mais alimentos integrais, mais fibras e melhora no trânsito intestinal.

As dietas ovo-lacto-vegetarianas (que excluem ovos e produtos lácteos) ou vegana (as que não utilizam nenhum produto de origem animal ou que proporcione sofrimento a eles) quando bem orientada, pode prevenir doenças crônicas como: diabetes, colesterol alto e hipertensão, e há associação com menor incidência de câncer.

Segundo o relatório intitulado “World livestock 2013: changing disease landscapes” (“Pecuária Mundial 2013: mudando o panorama das doenças”) da ONU, cerca de 70% das doenças modernas são causadas pelo consumo de produtos de origem animal.

Isso significa que poderíamos evitar 7 em cada 10 enfermidades apenas mudando nossos hábitos para uma alimentação vegetariana ou vegana.

As dietas, quando bem planejadas, podem sim ser saudáveis ​​e eficazes no controle de peso, no controle glicêmico e na melhoria da composição corporal!

Tem dúvidas sobre aderir ao vegetarianismo ou não?

👉O primeiro passo é pesquisar estudos e informações sobre o assunto em fontes confiáveis.
👉O segundo é se consultar com um médico ou nutricionista, a fim de ter um acompanhamento nutricional individualizado de acordo com as suas necessidades.

Lembre-se: você precisa dos nutrientes e não de um ou outro alimento específico. O segredo é o equilíbrio das refeições! 😉

Venha conhecer a Clínica Vive La Vie!