Passar por uma boa avaliação nutricional é essencial não somente para o tratamento e prevenção de doenças, mas também para o início de atividades físicas e acompanhamento da saúde.

 

Mas engana-se quem pensa que esse protocolo diz respeito apenas à investigação da sua atual rotina alimentar:

👉 Esse tipo de avaliação engloba o histórico completo do paciente, possibilitando conhecer sua saúde a fundo, além de contribuir para o acompanhamento de outras áreas no caso dos tratamentos multidisciplinares.

◾ 1ª ETAPA: AVALIAÇÃO CLÍNICA: É o momento do seu nutricionista ter as primeiras impressões sobre as suas informações clínicas: motivo da consulta, hábitos diários, uso de medicamentos, queixas, história familiar… Ele também avaliará seus sinais, como mucosas e o estado da pele, por exemplo.

◾ 2ª ETAPA: ANÁLISE ALIMENTAR: além do que você consome, ele coletará dados sobre possíveis alergias e intolerâncias alimentares, preferências e aversões, horários das refeições, tipo e frequência de ingestão de alimentos e se já houveram outras tentativas de mudança na alimentação.

◾ 3ª ETAPA: COMPORTAMENTO: essa fase busca conhecer qual é a sua relação com a comida e outros hábitos como a ingestão de bebidas, prática de atividades físicas e tabagismo.

◾ 4ª ETAPA: INVESTIGAÇÃO BIOQUÍMICA: são referências obtidas de acordo com os seus exames laboratoriais.

◾ 5ª ETAPA – AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA: Momento em que as medidas corporais são tomadas, podendo ou não ser associadas a possíveis fatores de risco para a saúde. Aqui na Vive La Vie, fazemos essa medição através do Exame de Bioimpedância, já que revela dados precisos quanto à sua distribuição corporal.

⚜ E você, já passou por uma Avaliação Nutricional? Conte suas experiências para nós! 😊