É bem provável que você já tenha ouvido falar em Efeito Sanfona, um processo que é comum engordar e emagrecer de forma cíclica, em geral após a prática de dietas restritivas.
Muitas vezes corta-se alimentos importantes para o organismo como proteínas e carboidratos, passando horas e horas em jejum.
Enquanto a pessoa pensa que está apenas emagrecendo, o cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e, assim, passa a queimar menos calorias, tornando o metabolismo mais lento.
Além disso, passa a ignorar os sinais de saciedade que vêm do tecido adiposo, como forma de proteção.
Por isso, tentar emagrecer por conta própria, sem auxílio e acompanhamento profissional, pode causar sérios riscos à saúde, como:
🔸 Enfraquecimento do Sistema Imunológico;
🔸 Doenças coronarianas;
🔸 Hipertensão;
🔸 Aumento do Colesterol ruim, o LDL.
Além disso, pode acarretar sarcopenia, um quadro de perda muscular relacionada às dietas agressivas, gerando a sarcobesidade, que eleva a resistência insulínica e, assim, piora os quadros de diabetes ou favorece o desenvolvimento da pré-diabetes.
Para combater o efeito sanfona é essencial deixar as dietas rígidas de lado, buscando um processo seguro de emagrecimento em que se mantém uma alimentação equilibrada, uma boa qualidade de sono e a prática de atividades físicas.
👉🏻 Sim, é possível comer o que se gosta de modo programado sem abrir mão de uma vida saudável e do peso corporal adequado.
⚜ Conte com o nosso corpo clínico!
☎️ (11) 3539-2988 | 📲 (11) 98390-5442