Amor Próprio! 7 cuidados diários para promovê-lo

Desenvolver e manter o amor próprio, é uma tarefa diária e constante. Antes de cuidar de alguém, é preciso enaltecer e praticar o autocuidado, para que assim possamos ajudar outras pessoas e consequentemente mudar o mundo.

Quando falamos em amor próprio e autocuidado, é preciso ter em mente que cada pessoa é única, e os cuidados diários também serão exclusivos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais cuidados que devem ser colocados em prática para que você se ame cada vez mais. Vamos lá?

O conceito de amor próprio

O amor próprio é o amor que as pessoas possuem por si mesmas.

Muitas vezes, as pessoas, por conta de crises antigas e situações recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades.

Para alcançar o amor próprio, não significa que as pessoas devam ter sempre seus desejos satisfeitos ou então serem egoístas. Na verdade, esse sentimento faz com que as pessoas ajam de maneira positiva, procurando evitar pensamentos passados, quando há tristezas ou mágoas, focando no presente e olhando tudo por uma ótica positiva dentro da realidade, sem qualquer tipo de exagero.

Um fato muito interessante e positivo do amor próprio, é que a pessoa que se ama de verdade busca sempre possuir controle emocional, compreender as pessoas e estar sempre – ou na maior parte do tempo – de bem com a vida, esquecendo a opinião alheia, sem guardar ou nutrir nenhum tipo de sentimento negativo.

Os pilares do amor próprio

Cuidados diários simples e fáceis de serem aplicados são considerados como pilares do amor próprio, uma vez que valorizam a pessoa como um todo.

Esses pilares envolvem bem-estar mental, físico e, até mesmo, estético.

Vamos falar sobre cada um deles agora!

Bem-estar mental

O bem-estar mental, é um importante pilar do amor-próprio. Manter o pensamento positivo, não se abalar diante de pequenas dificuldades e tomar tudo como um aprendizado, prezar pela saúde mental e relaxamento faz com que, automaticamente, as pessoas se amem mais.

Conforto físico

O nosso segundo pilar é o conforto físico. Uma pessoa que se sente bem com o próprio físico naturalmente tende a se cuidar mais. Praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação fazem parte desse pilar que sustenta o amor próprio.

Saúde estética

A saúde estética entra como nosso terceiro pilar. Uma pessoa que se sente bem consigo mesma, do ponto de vista estético, consequentemente é mais feliz, plena, realizada e se cuida mais. Logo, se submeter a procedimentos como limpeza de pele, coolscupitng e massagens são ótimas maneiras de sustentar esse pilar.

Outra maneira muito funcional de sustentar esses pilares se dá por meio do compartilhamento de momentos. Isso envolve conversar com pessoas queridas.

Com isso, a tendência é que a pessoa se sinta cada vez mais feliz, amando a si própria e mantendo todos os hábitos saudáveis que adquiriu.

Ao aplicar todos esses cuidados diários, é possível elevar os níveis de autoconfiança e, assim, traçar planos e objetivos de maneira mais clara e sólida. Isso automaticamente faz com que as chances de viver de maneira feliz e saudável aumentem de maneira considerável.

Amor próprio promove melhoras na fisiologia

Ao fortalecer todos os pilares, a evolução do amor próprio se torna muito notável, promovendo inclusive uma série de melhorias na fisiologia da pessoa.

Quando uma pessoa passa a incluir ações em sua rotina visando o amor próprio, o resultado tende a ser um aumento dos níveis de ocitocina.

A ocitocina é chamada de hormônio do amor. Trata-se de um hormônio que atua como um neurotransmissor, uma espécie de mensageiro químico, responsável pela comunicação entre os neurônios e outras células.

Estudos demonstram que a ocitocina está envolvida em uma variedade de funções fisiológicas, como atividade sexual, ereção, ejaculação, gravidez, contração uterina, comportamento materno, controle de estresse e vínculo social e afetivo.

Quando os níveis de ocitocina estão dentro da normalidade, automaticamente os níveis do cortisol – conhecido como hormônio do estresse diminuem, além disso, o hormônio do amor está diretamente ligado à sensação de prazer e de bem-estar físico e mental.

Assim, podemos afirmar, do ponto de vista científico, que para uma vida plena e feliz você não precisa consumir pílulas e comprimidos, basta apenas praticar o amor próprio por meio de cuidados diários.

7 cuidados diários para promover o amor próprio

Depois de conhecer os pilares e os efeitos fisiológicos e positivos que o amor próprio é capaz de causar à saúde, é hora de descobrir como promovê-lo por meio de cuidados diários simples de serem colocados em prática.

1. Tenha um hobby

Como citamos no início desse artigo, cada pessoa possui preferências únicas e particulares, por conta disso, os cuidados serão igualmente individuais.

E quando falamos de singularidade, não há nada mais singular do que hobby. Enquanto uns gostam de tocar um instrumento, outros podem gostar de ler, e por aí vai.

Independentemente de qual for sua preferência em termos de hobby, separe um tempo para colocá-lo em prática. Fazer o que gosta, é uma das melhores ações quando falamos de amor próprio.

2. Cuide da sua saúde mental

O cuidado com a saúde mental é fundamental para que não apenas se alcance, mas também se mantenha amor próprio.

Assim, realizar exercícios de respiração, meditação guiada, ioga, leituras frequentes e buscar noites de sono reparadoras e bem dormidas, são ótimas maneiras de se concentrar no presente, se manter focada e com a mente afiada.

3. Pratique atividades físicas

A exemplo do que falamos sobre o hobby, a prática de atividade físicas também é algo bastante individual.

Para que exercícios físicos sejam positivos para saúde física e mental e culminem em amor próprio, é preciso que ele seja prazeroso.

Assim, escolha um atividade física que você goste de praticar e coloque-a em prática ao menos 45 minutos diariamente.

4. Se alimente com qualidade

Existe um ditado muito popular entre profissionais da saúde que diz: “cuide bem do seu corpo, você mora nele”.

E não há nada melhor para cuidar do seu corpo, do que oferecer o que há de melhor em termos de nutrientes.

Uma alimentação saudável é um dos mais poderosos cuidados para promover o amor próprio.

5. Faça checkups regularmente

Como acabamos de dizer, é preciso cuidar do seu corpo. Uma das melhores maneiras de ter ideia de como anda o funcionamento se dá por meio de checkups regulares.

Os checkups são consultas com seu médico de confiança e realização de exames de maneira regular e contínua, como forma de avaliar sua saúde física e mental como um todo.

Questione seu médico com relação à frequência que esses checkups devem ocorrer e siga à risca sua orientação.

6. Não deixe a estética de lado

Um ponto muito importante sobre o amor próprio é a estética, ela não deve ser colocada como secundária em hipótese alguma. Afinal, quem se ama e se cuida.

Realizar procedimentos estéticos das mais variadas naturezas é um dos principais cuidados não apenas para promover, mas como manter o amor próprio.

7. Passe mais tempo off-line

E por último, mas não menos importante, passe mais tempo off-line. Isso mesmo, desconecte-se.

Hoje em dia as pessoas se comparam demais em redes sociais e isso acaba sendo lesivo, pelo simples fato de que influenciadores vivem uma realidade alternativa e longe dos padrões da maioria das pessoas.

Nossa sugestão aqui é clara: se desconecte e coloque em prática com afinco todos os cuidados anteriores que acabamos de mostrar.

Na Clínica Vive La Vie seu amor próprio é resgatado

Se seu amor próprio está em baixa, saiba que o melhor lugar para resgatá-lo é na Clínica Vive La Vie.

Com um corpo clínico médico e estético especializado, e um ambiente único e seguro dentro do ponto de vista de segurança sanitária, somos especialistas em recuperar a autoestima, autoconfiança e o amor próprio de nossos pacientes.

Se você tem se sentindo afetada de alguma maneira e não está se sentindo bem consigo mesma, nós somos a solução para você.

Agende seu horário agora mesmo e permita que nossos profissionais te ajudem.

Na Clínica Vive La Vie os objetivos dos pacientes estão sempre acima de tudo.