Deseja ter uma pele saudável e bonita? Conheça 10 hábitos simples para alcançar seu objetivo!

Quando se fala em pele saudável rapidamente vem à mente o uso de protetores solares e demais produtos de uso tópico. Embora muitos não saibam a pele é um órgão e mais do que isso, é o maior órgão do corpo humano, sendo assim, cuidados e atenção especial são fundamentais não apenas do ponto de vista estético, mas também de saúde e funcionalidade.

Se você está em busca de uma pele saudável, bonita e acima de tudo funcional, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Reunimos nesse artigo 10 hábitos que podem ser incorporados à sua rotina para atingir esse objetivo.

10 hábitos para conquistar uma pele saudável e bonita

Confira agora 10 hábitos extremamente simples para conquistar a tão desejada e sonhada pele saudável. Vamos lá?

1. Comece bebendo água

O primeiro hábito é muito simples: hidratação.

A hidratação é a reposição de água no organismo. Cerca de 65% da composição do ser humano é água. Esse líquido vital é essencial para o funcionamento de todos os sistemas e órgãos, e a pele está inclusa nisso.

Quando o organismo está hidratado, a pele naturalmente se torna mais saudável. Pessoas que bebem pouca água possuem a pele mais opaca, áspera e ressecada. Embora o uso de hidratantes ajude na hidratação da pele, o ideal é uma ingestão adequada do líquido.

A hidratação adequada impede a descamação, coceira e sensibilidade cutâneas – características de uma pele ressecada.

Mas a dúvida mais comum é: quanto de água é preciso beber diariamente?

Existe um cálculo que indica a quantidade exata que cada pessoa precisa ingerir que é o seguinte: 35 ml de água x peso corporal em kg.

Dessa maneira é preciso apenas multiplicar 35 ml pelo seu peso corporal para saber a quantidade exata de água que você precisa beber todos os dias.

Ao utilizarmos o seguinte cálculo para uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, teremos o seguinte resultado:

35 x 70 = 2.450 ml, ou seja, 2,45 litros de água por dia.

2. Controle o estresse

Cada vez mais estudos demonstram os efeitos do estresse em todas as áreas do organismo.

Sabemos hoje, por exemplo, que a pele possui receptores para hormônios, como a adrenalina e o cortisol que são liberados em situações de estresse.

Existem também doenças que são desencadeadas ou que pioram por conta do estresse crônico. Entre elas podemos citar o vitiligo, as dermatites (alergias) atópicas, urticária e psoríase, por exemplo.

Esses hormônios que aparecem de maneira conjunta ao estresse comprometem a composição lipídica das células (todas as células corporais possuem membranas lipídicas).

No momento em que essas estruturas são afetadas, desequilíbrios surgem e dão origem à processos inflamatórios que podem afetar a saúde e funcionalidade da pele. Como resultados podemos citar: celulite, flacidez, rugas e linhas de expressão.

Por isso, evitar o estresse por meio de exercícios de respiração, meditação, ioga ou hobbies prazerosos é bom para a mente e para a pele e deve ser um hábito.

3. Evite o cigarro

Aqui temos outro hábito que vai ajudar quem deseja alcançar uma pele mais saudável e bonita: não fumar.

A nicotina presente no cigarro interfere negativamente na saúde da pele, afetando diretamente o viço e o brilho, o que torna a cútis mais amarelada.

Além dos problemas funcionais na pele, o tabagismo contribui para a formação de rugas ao redor dos lábios e dos olhos, uma vez que os fumantes precisam cerrar as pálpebras para se proteger da fumaça.

Geralmente fumantes apresentam envelhecimento precoce, isso porque o tabagismo interfere na produção natural de colágeno, substância de grande importância pela firmeza da pele.

Fumantes possuem os poros mais dilatados, com cravos mais aparentes e com o passar dos anos a pele ganha um aspecto mais acinzentado.

Por isso, se você está em busca de uma pele saudável não fume.

4. Não esprema espinhas e evite levar as mãos ao rosto

Esse é um hábito um pouco difícil de ser colocado em prática, mas muito importante para quem busca uma pele saudável e bonita.

Ao espremer qualquer tipo de espinha a pele é afetada negativamente. Mãos e unhas acumulam uma grande quantidade de sujeira e resíduos ao longo do dia. Assim, fazer esse contato direto com a pele pode dar origem a processos inflamatórios localizados, hematomas e manchas.

No caso das espinhas o ideal é não espremê-las, mas deixa-las secarem sozinhas ou usar produtos indicados por um especialista para essa finalidade.

Além disso, o contato direto com o rosto torna a pele ainda mais oleosa, o que aumentam os quadros de acnes e cravos, por exemplo.

5. Modere no consumo de álcool

Consumir álcool de maneira moderada é mais um hábito que deve ser adquirido por quem busca saúde e beleza da cútis.

Você já reparou que existe muita gente que ao consumir bebida alcoólica fica com a pele avermelhada? Isso ocorre porque o álcool etílico é uma substância vasodilatadora que faz com que os vasos sanguíneos se expandam.

Além disso, a substância estimula a produção de radicais livres que ao entrar em contato com as células saudáveis do organismo acabam por danificar sua estrutura e funcionalidade. Quando as células da pele sofrem esse tipo de ação há um estímulo ao envelhecimento precoce e flacidez.

Assim a dica é moderar no consumo de álcool e sempre que o fizer, lembra-se de se hidratar de maneira conjunta.

6. Pratique uma alimentação saudável

Praticar uma alimentação saudável é fundamental para a saúde da pele.

Alimentos ricos em açúcar, sódio, conservantes ou gorduras ruins, como as gorduras saturadas ou do tipo trans intensificam não apenas a produção, como a ação dos radicais livres sobre a pele e o resultado são processos inflamatórios, como celulite, além de flacidez e ressecamento.

O ideal nesse caso é priorizar alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, vitamina E e também gorduras de qualidade.

A vitamina C ajuda na síntese de colágeno, tornando a pele mais firme e resistente. Laranja, acerola, limão, maracujá são ótimas fontes dessa vitamina.

As Vitaminas A e E possuem grande capacidade fotoprotetora, ou seja, amenizam os danos do ambiente sobre a pele, como poluição e raios solares do tipo UVA e UVB. Cenoura, batata-doce, damasco seco, ovos, amêndoas e vegetais verdes folhosos são ótimas opções.

E por fim gorduras de qualidade ajudam a manter a estrutura e funcionalidade de todas as células corporais, inclusive as da pele. Azeite, semente de linhaça dourada, semente de chia, abacate, sementes oleaginosas, em geral, são excelentes escolhas.

7. Proteja-se do sol

Esse é um hábito que todos devem ter. Embora a exposição solar seja importante para a síntese de vitamina D é necessário se proteger do sol, principalmente em horários de pico das 9h às 16h.

As melhores maneiras de se proteger do sol se dão por meio do uso de protetores solares recomendados por especialistas e barreiras físicas como uso de roupas compridas, bonés e chapéus, óculos de sol e guarda-sol, por exemplo.

8. Recorra a cremes hidratantes

Da mesma forma que o dermatologista indica quais protetores solares devem ser utilizados, ele é o profissional que vai indicar qual é o creme hidratante mais recomendado para sua pele.

De modo comum, cremes hidratantes possuem características distintas e específicas para cada tipo de pele.

Assim, criar o hábito de utilizar esse tipo de produto é uma opção para quem deseja uma pele saudável e bonita.

9. Aposte em alguns suplementos

Alguns suplementos podem ser utilizados com a finalidade de promover a saúde da pele. Embora o mais conhecido e óbvio seja o colágeno, existem outras opções que fornecem ações benéficas para a saúde da pele.

A astaxantina é um suplemento pouco conhecido. Oriunda da família dos carotenoides e de cor vermelha–alaranjada, ela confere a coloração característica de alguns crustáceos (camarão e lagosta), peixes (truta e salmão) e microalgas (Haematoccocus pluvialis). Suplementos à base dessa alga possuem poderosa ação anti-inflamatória e antioxidante que podem ser notados em poucos dias.

Além disso, a Chlorella também é outro suplemento pouco usual com benefícios na saúde da pele. Com alta capacidade de quelar substâncias nocivas ao organismo, ela possui um efeito desintoxicante removendo impurezas e radicais livres do organismo oriundos de poluição, estresse oxidativo e até mesmo da alimentação.

Além disso, suplementos como ômega 3, resveratrol e probióticos intestinais também apresentam bons resultados para a saúde e funcionalidade da pele.

Quando prescritos por um nutricionista especialista, criar o hábito de consumir alternadamente esses suplementos resulta de maneira natural em uma pele saudável, bonita e funcional.

10. Visite um profissional regularmente

E o último hábito que você deve ter visando uma pele saudável é o de visitar regularmente um profissional especialista e capacitado no qual você confie.

Como se sabe o dermatologista é o profissional responsável pelos cuidados e manutenção da saúde da pele.

Se você está em busca de uma pele bonita e saudável, mas ainda não encontrou um dermatologista de sua confiança, sua procura termina aqui.

A clínica Vive La Vie possui um corpo clínico de profissionais especialistas que podem ajudar na sua saúde como um todo, inclusive da sua pele.

Que tal começar 2021 com uma pele saudável e ainda mais bonita? Para isso é só clicar aqui e agendar seu horário agora mesmo.

Na clínica Vive La Vie sua saúde interna e externa é a principal prioridade!