A importância do sono
O que mudar em nosso corpo com as noites mal dormidas? O sono é fundamental para a produção e regulação hormonal. Sabendo disso, quadros de insônias ou ciclos de sono desregulados geram diversos malefícios ao organismo em curto, médio e longo prazo.
Entre os principais hormônios regulados pelo sono, estão os peptídeos: GH, insulina e cortisol (produzido ao despertar). Com tais hormônios fora dos níveis ideais, a pessoa tende a sentir diversas dificuldades em relação ao foco e motivação no dia a dia, desta forma, o rendimento no trabalho, estudos e exercícios físicos pode ser afetado.
Um sono ideal não tem relação em si com a quantidade de horas, mas sim com a qualidade. Portanto, é essencial manter a rotina de sono (o que irá favorecer o ciclo circadiano), para então sentir-se descansado e pronto para o dia seguinte.
O sono REM (Rapid Eye Moviment), onde ocorrem rápidos movimentos oculares como o próprio nome indica, é conhecido como sono restaurador, aquele que de fato irá proporcionar a sensação de descanso.
Como estão sua disposição e atenção? Esses fatores podem estar ligados ao seu sono. Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre distúrbios de sono, entre em contato conosco!